PRÁTICAS DISCURSIVAS E A SALA DE AULA

DISCURSIVE PRACTICES AND THE CLASSROOM

  • Alíria de Britto Duque

Resumo

Neste artigo, busco articular leituras sobre o mundo contemporâneo globalizado, a concepção socioconstrucionista da linguagem, a noção de poder desenvolvida por Foucault e o conceito de identidade social. Apresento, de forma abrangente, a possibilidade de nós professores, por meio da análise crítica do discurso, refletir sobre marcas étnico-raciais, bem como outras marcas sociais presentes no universo heterogêneo da escola. Como, de forma investigativa, é possível atribuir novo significado à construção discursiva de sala de aula visando o uso da linguagem com elemento emancipador na vida dos alunos.


Abstract


In this article, I seek to articulate readings about the globalized contemporary world, the socio-constructive conception of language, the notion of power developed by Foucault, and the concept of social identity. I present, in a comprehensive way, the possibility of our teachers, through a critical analysis of the discourse, to reflect on ethnic-racial marks, as well as other social marks present in the heterogeneous universe of the school. How, in an investigative way, it is possible to attribute new meaning to the discursive construction of the classroom aiming at the use of language with emancipatory element in the life of the students.

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Como Citar
DUQUE, Alíria de Britto. PRÁTICAS DISCURSIVAS E A SALA DE AULA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 9, n. 2, set. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/984>. Acesso em: 21 nov. 2018.