THE STUDENT-CENTERED CLASSROOM: TURNING THE STUDENT INTO AN AUTONOMOUS LEARNER

A SALA DE AULA CENTRADA NO ESTUDANTE: TRANSFORMAR O ALUNO EM UM ALUNO AUTÔNOMO

  • Jane de Paiva Teixeira Almeida
  • Paulo Lúcio Scheffer Lima

Resumo

Este é um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a importância da abordagem de ensino que coloca o estudante como centro de todo o processo de ensino/ aprendizagem, mas que não exclui o professor como agente indispensável desse processo. Esta pesquisa visa a mostrar como um ensino voltado para a realidade e necessidades do estudante pode trazer grandes benefícios e responder a muitas questões que rondam as mentes dos educadores e fazer com que a escola seja mais relevante para estes jovens do século XXI.


Abstract

This bibliographical research aims to show the importance of a teaching approach that sees the student as the center of the teaching/learning process, but that does not exclude the teacher as an important character of the process. This work wants to show how students can benefit from this approach, which takes into account their reality and necessity and also answers a lot of questions that educators have to make school more relevant to the students of the 21st century.

Referências

COLL, Cesar [et al]. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.

COSENZA, Ramon. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Armed, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa 50ª ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra 2015.

JONES, Leo. The student-centered classroom. New York: Cambridge, 2007.

OECD (Organization for Economic Cooperation and Development).Jornal o Estado de São Paulo. São Paulo. May 13th, 2015. Disponível em Acesso em 01 de novembro de 2015.

ROGERS, Carl; FREIBERG, H. Jerome. Freedom to learn: a view of what education might become. Columbus, OH, Charles E. Merrill, 1969.

SELBACH, Simone [et al]. Língua estrangeira e didática. Petrópolis: Vozes, 2010
Como Citar
TEIXEIRA ALMEIDA, Jane de Paiva; SCHEFFER LIMA, Paulo Lúcio. THE STUDENT-CENTERED CLASSROOM: TURNING THE STUDENT INTO AN AUTONOMOUS LEARNER. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 9, n. 2, set. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/1001>. Acesso em: 03 maio 2024.