A SALA DE AULA NA ERA DA INCERTEZA: Reflexões Sobre o Pensamento de Bauman

  • Alíria de Brito Duque UGB

Resumo

O presente artigo pretende divulgar as idéias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, atualmente referência para uma nova compreensão do comportamento humano e das relações no mundo contemporâneo. Visamos iniciar uma reflexão que focaliza o contexto educacional mais revelador de mudanças, a sala de aula propriamente dita. Partindo de mudanças de comportamento já operantes, percebemos a necessidade de repensar a prática pedagógica e o modo que nos posicionamos nas interações que ali ocorrem. O primeiro conceito de Bauman é a noção de transitoriedade e impermanência do mundo contemporâneo causadas pelos fenômenos da globalização. O segundo conceito é o dos “tempos líquidos”, em oposição à noção cronológica e sequencialmente ordenada dos eventos na escala do tempo. Finalmente, a constatação de que as mudanças que ocorrem em macroestruturas também ocorrem em microestruturas. As considerações aqui tecidas podem nos abrir caminhos para futuros estudos do contexto educacional no mundo pós-moderno.

Como Citar
DUQUE, Alíria de Brito. A SALA DE AULA NA ERA DA INCERTEZA: Reflexões Sobre o Pensamento de Bauman. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 1, n. 1, ago. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/124>. Acesso em: 05 maio 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)