O ENEM E A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Fábio Souza Silva UGB

Resumo

Este trabalho é o resultado da pesquisa sobre o Ensino de Matemática e a interdisciplinaridade. As reflexões foram direcionadas para o ensino médio e a proposta é investigar que tipos de práticas pedagógico-interdisciplinares estão sendo realizados na educação básica e como a Matemática atua nesse contexto. Uma das formas de participação da Matemática no contexto curricular interdisciplinar é a que vem sendo apresentada no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Primeiro instrumento de avaliação a concretizar as propostas de interdisciplinaridade e contextualização tratadas no PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) em forma de exercícios. Neste artigo discutiremos alguns trabalhos anteriores sobre o ENEM acrescentando pontos à discussão ainda não abordada, com foco na interdisciplinaridade. A pesquisa tem como objetivo uma reflexão crítica sobre a Matemática e a interdisciplinaridade, e, ainda, a validade do ENEM no sentido de investigar as questões presentes nesse exame e como os conteúdos abordados favorecem a interdisciplinaridade e a contextualização.

Como Citar
SILVA, Fábio Souza. O ENEM E A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 1, n. 1, ago. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/125>. Acesso em: 05 maio 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)