A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE, A ESCOLA E O TEMPO

  • Ronaldo Dias Corrêa UGB

Resumo

Este artigo mostra os aspectos socioculturais decorrentes da ascensão tecnológica e a necessidade de adequação do comportamento da sociedade para se inserir neste novo contexto nos níveis profissional e acadêmico. Uma breve descrição dos primeiros sinais de mudanças no mundo moderno introduz as características dominantes na sociedade tecnológica e as necessidades de adequação a essas mudanças. O trabalho do sociólogo polonês Zigmund Bauman é abordado como referência para os conceitos de “liquidez” do tempo e do comportamento moderno em função da difusão da tecnologia em, praticamente, todas as áreas do conhecimento humano. O cenário descrito pelos economistas suecos Bjorn Nordström e Jonas Ridderstråle é utilizado como parâmetro para orientação do profissional de qualquer área que deseje se inserir na atual sociedade do conhecimento. Como conclusão, este trabalho enfatiza o compromisso de convivência sustentável entre tecnologia, economia e ambiente.

Como Citar
CORRÊA, Ronaldo Dias. A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE, A ESCOLA E O TEMPO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 1, n. 1, ago. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/126>. Acesso em: 05 maio 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)