ACONTECIMENTOS COTIDIANOS NA ESCOLA: Outros Olhares sobre as Práticas

EVERYDAY EVENTS AT SCHOOL: Other Looks at Practices

  • Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes

Resumo

Neste artigo coloco em análise questões relativistas microfísicas dos acontecimentos cotidianos da escola. É com o olhar curioso e investigativo que revejo e releio práticas pedagógicas da minha geração. Como resultado, destaca-se a descoberta de saberes cristalizados que dialogam com aqueles insurgidos contra os efeitos centralizadores de poder – relações de resistências. Trago a possibilidade de se tecer uma prática diferente na sala de aula, produto da invenção que arrisca linhas de fuga como resistência e insurgência à difusão de um único modelo de sociedade, questionando a relação que está posta de enquadramento e subserviência, relação de poder centralizador que avaliza um discurso considerado científico. A problematização e o questionamento das verdades produzidas têm o sentido de possibilitar a invenção de outras práticas num devir-revolucionário.


 Abstract


 In this article, I analyze the microphysics of the daily events of the school. It is with the curious and investigative look that I review and re-read pedagogical practices of my generation. As a result stands out the discovery of crystallized knowledge that dialogues with those insurgents against the centralizing effects of power - resisting relations. I bring the possibility of weaving a different practice in the classroom, product of the invention that risks escape lines as resistance and insurgency to the diffusion of a single model of society, questioning the relationship that is set of framing and subservience, centralizing power relationship which supports a discourse considered scientific. The problematization and questioning of the truths produced have the meaning of enabling the invention of other practices in a becoming-revolutionary.

Referências

BARROS, Maria Elizabeth de. Por uma outra política das práticas pedagógicas. 26ª reunião anual da ANPED. Poços de Caldas, 2003.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Poema Paulo Freire. Lutar com a palavra. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

CUNHA, Marcus Vinicius da. A Escola contra a Família. Em: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynhia Greive (org.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 1. 2. ed. Tradução de Ana Lucia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto; Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.

FERNANDES, Ângela Maria Gomes Ribeiro. Microfísica da sala de aula: o cotidiano em análise. 2010. 77f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2005.
______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2004.

MELO NETO. João Cabral. Tecendo a manhã. Em:
______. Cabral – antologia poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

RIBEIRO, Darcy.O Livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1986.

TÓTORA, S. Democracia e Sociedade de Controle. Em: Verve: Revista Semestral do NU-SOL – Núcleo de Sociabilidade Libertária/Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais, PUC-SP. N 10. São Paulo: O Programa, 2006 – Semestral.
Como Citar
RIBEIRO FERNANDES, Ângela Maria Gomes. ACONTECIMENTOS COTIDIANOS NA ESCOLA: Outros Olhares sobre as Práticas. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 1, abr. 2019. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/1288>. Acesso em: 19 abr. 2024.