O USO DA RITALINA E AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM

RITALINE USE AND LEARNING DIFFICULTIES

  • Daniela Natividade

Resumo

Resumo

Há atualmente um aumento significativo do uso de medicamentos associados à educação, principalmente ao que se refere às dificuldades de aprendizagem. A Ritaliana aparece aqui como um dos medicamentos citados, contudo há de se observar que existem outros nomes no mercado que correspondem à mesma droga. É muito comum hoje diagnósticos que sugerem a utilização de medicamentos que prometem a solução de problemas associados a dificuldades em aprender, em se concentrar, em guardar informações, entre outros aspectos. O que se observa, no entanto, é que tais diagnósticos são oferecidos sem se levar em conta as novas demandas sociais, como a revolução tecnológica, as diferentes configurações familiares, as novas metodologias de ensino e aprendizagem, a multiplicidade dos meios de comunicação, enfim um contexto atual que pode justificar novos comportamentos, que certamente não requerem a utilização do medicamento que seja considerado do campo médico, um processo que é social, o qual se denomina medicalização e que deve ser repensado, como propõe este artigo.


 


Abstract

There is currently a significant increase in the use of drugs associated with education, especially regarding learning disabilities. Ritaliana appears here as one of the aforementioned drugs, however it should be noted that there are other names on the market that correspond to the same drug. Diagnoses that suggest the use of medicines that promise to solve problems associated with difficulties in learning, concentrating, storing information, among others, are very common today. What is observed, however, is that such diagnoses are offered without taking into account the new social demands, such as the technological revolution, the different family configurations, the new teaching and learning methodologies, the multiplicity of the media, in short. a current context that may justify new behaviors, which certainly do not require the use of the medicine that is considered from the medical field, a process that is social, which is called medicalization and must be rethought, as this article proposes.

Como Citar
NATIVIDADE, Daniela. O USO DA RITALINA E AS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 2, ago. 2019. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/1342>. Acesso em: 28 abr. 2024.