A SÍNDROME DE DOWN E ATIVIDADES LÚDICAS NA ESCOLA

  • Alexandre Batista da Silva UGB-FERP
  • Lívia Ferreira Vidal UGB

Resumo

Este artigo teve como objeto de estudo o processo de construção de significado de itens linguísticos que codificam a noção de espaço em interações face a face de portadores de Síndrome de Down - caracterizada, em sua etiologia, pela alteração na divisão cromossômica do material genético referente ao cromossomo que acarreta comprometimentos no desenvolvimento global da pessoa. Para cumprir esse intento, a análise se baseará no constructo teórico da Linguística Cognitiva e mais especificamente nos conceitos de i) o de Centro Dêitico; e ii) o de Simulação Semântica. Estabeleceu-se como objetivos: a) analisar e descrever as estratégias cognitivas de orientação especial dos portadores de Síndrome de Down e b) Contribuir com a elucidação das estratégias cognitivas utilizadas pelos portadores de Síndrome de Down para sua localização no tempo e no espaço. Para a realização da pesquisa, propõe-se uma metodologia experimental, porque tem por intuito verificar e manipular uma situação relativa à compreensão da noção de espaço em portadores de Síndrome de Down. Os resultados parciais ainda estão sendo construídos e o produto final (um jogo eletrônico) também.

Como Citar
DA SILVA, Alexandre Batista; VIDAL, Lívia Ferreira. A SÍNDROME DE DOWN E ATIVIDADES LÚDICAS NA ESCOLA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 5, n. 2, ago. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/137>. Acesso em: 02 maio 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)