FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES E MARKETING DE RELACIONAMENTO

Um estudo sobre a visão do consumidor na perspectiva de gênero na cidade de Valença/RJ

  • Lidiane da Silva de Paula UGB
  • Antonio Carlos Breves de Souza UGB

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar a importância da fidelização e satisfação dos
clientes para as empresas, além de conceituar marketing de relacionamento e
apontar os principais fatores que levam a fidelização dos mesmos. No decorrer do
trabalho será teorizado o comportamento dos clientes que buscam as ofertas com
maior valor percebido, analisam o desempenho do atendimento, a qualidade dos
produtos e serviços. Por outro lado, será demonstrado que as empresas estão
desenvolvendo formas de retenção dos clientes já existentes, visando a sua
fidelização, e ainda desenvolvendo uma serie de ferramentas de marketing para
estabelecer um vínculo mais forte com seus consumidores buscando sempre atraílos
para que se tornem clientes fiéis, vindo a construir com eles, relacionamentos
lucrativos e duradouros.

Como Citar
PAULA, Lidiane da Silva de; SOUZA, Antonio Carlos Breves de. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES E MARKETING DE RELACIONAMENTO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 7, n. 1, ago. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/167>. Acesso em: 03 jul. 2024.