REDUÇÃO DOS DESVIOS DE QUALIDADE NA FABRICAÇÃO DE SACOS PARA LIXO COM ALÇAS UTILIZANDO FERRAMENTAS DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE

  • Marcus Vinicius Souza dos Santos
  • Flávio Pires da Silva

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar o gerenciamento da qualidade como ferramenta na resolução de problemas de desvios de qualidade nos sacos para lixo com alças usando como base um estudo de caso em uma indústria do setor de transformação de polímeros em sacos para lixo. Durante o estudo utilizamos as ferramentas de qualidade: gráfico sequencial, Pareto, diagrama de causa e efeito, matriz GUT, brainstorming, método dos por quês e plano de ação (5W2H) no auxílio da implementação do ciclo PDCA. Após o estudo e a implantação do método, já possuímos resultados de seis meses de análise onde se verifica que os resultados são promissores, demonstrando previamente a eficácia da metodologia.

Como Citar
DOS SANTOS, Marcus Vinicius Souza; DA SILVA, Flávio Pires. REDUÇÃO DOS DESVIOS DE QUALIDADE NA FABRICAÇÃO DE SACOS PARA LIXO COM ALÇAS UTILIZANDO FERRAMENTAS DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 3, dez. 2019. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/1694>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Arquitetura, Engenharia e Tecnologias