DA PEDAGOGIA TRADICIONAL A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Ações inovadoras que fazem a diferença na vida do aluno

  • Ana Carolina de Andrade
  • Edmáisson Felipe
  • Simone Alves de Medeiros

Resumo

O objetivo geral deste estudo é apresentar e refletir os conceitos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e a Aprendizagem Significativa de David Ausubel e como os mesmos tem contribuído para a criação de ações/metodologias inovadoras na educação brasileira. Foi realizada uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico e descritivo, sob a abordagem qualitativa, com o objetivo de registrar, analisar e correlacionar os conceitos inovadores de Paulo Freire e as contribuições de David Ausubel para uma aprendizagem significativa na educação. Apesar do nosso sistema educacional apresentar uma Pedagogia Tradicional, com currículos fragmentados e disciplinares, acreditamos que é possível desenvolver ações inovadoras para que o processo ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa, adotando uma outra Pedagogia, onde o currículo é integrado e transdisciplinar. Portanto, se faz necessário que os docentes ao planejar suas aulas possam ressignificar o seu olhar, visando à construção de um aluno crítico, ativo, autônomo, contribuindo assim para o desenvolvimento de um cidadão emancipado.

Como Citar
ANDRADE, Ana Carolina de; FELIPE, Edmáisson; MEDEIROS, Simone Alves de. DA PEDAGOGIA TRADICIONAL A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 2, out. 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2146>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Educação e Sociedade