ESCOLA MODERNA

A influência de Francisco Ferrer y Guardia na Pedagogia Libertária

  • Ana Caroline Pereira Santos
  • Larissa Barbosa Messias
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo destacar as contribuições de Francisco Ferrer y Guardia para a criação das Escolas Modernas brasileiras, destacando suas ideias para a formação do conceito de Educação Libertária. Os estudos foram embasados nos procedimentos da pesquisa histórica, a partir da leitura de fontes documentais encontradas em artigos e coleções que se referem ao autor. Discute aspectos relacionados às práticas educativas que prezam a liberdade do educando para a formação do conhecimento, com respeito a sua subjetividade e construção de valores a partir da cooperatividade. Ressalta a metodologia da Escola Moderna criada por Ferrer em Barcelona, utilizada mais tarde na Escola Moderna brasileira, disponível para pesquisa no Acervo de João Penteado. O estudo verificou necessidade de substituição das práticas tradicionais de ensino pelas práticas que libertam o educando e o tornam um ser capaz de atuar com criticidade no meio social.


Abstract


The present work has as objective highlight the contributions of Francisco Ferrer y Guardia to the creation of Brazilian Modern Schools, drafting his ideas to the formation of the Libertarian Education´s concept. The studies were based on procedures of historical search, from the reading of documental sources found in articles and collections that refers to the author. Discuss aspects related to educative practices that regards the freedom of the student for the formation of the knowledge, respecting the subjectivity and construction of values starting form co-operation. Highlight the Brazilian Modern School´s methodology created by Ferrer in Barcelona, used later on in the Brazilian Modern School, available for search on the collection of João Penteado. The study verified the need for substitution of traditional teaching practices for practices that frees the students and make them people able to act critically on the social environment.

Como Citar
SANTOS, Ana Caroline Pereira; MESSIAS, Larissa Barbosa; GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto. ESCOLA MODERNA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 2, out. 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2150>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Educação e Sociedade