“PAIS APRENDIZES”? Reflexões sobre a Transmissão Intergeracional na Contemporaneidade

“LEARNING PARENTS”? Reflections on Intergenerational Transmission in Contemporaneity

  • Camila Miranda de Amorim Resende
  • Ana Maria Szapiro

Resumo

Considerando a família atual como instituição perpassada por importantes transformações com destaque, em especial, para a questão do lugar da autoridade, este artigo propõe uma discussão sobre a problemática da transmissão geracional a partir de fragmentos de discursos de pais e mães entrevistados em uma pesquisa. Destacamos que o educar na família por muito tempo esteve associado ao início de um processo de formação que implica na sujeição do novo ser às normas da experiência coletiva o que demanda uma diferença clara de papéis entre pais e filhos. Na atualidade, no entanto, a dessimetria de lugares entre as diferentes gerações vem adquirindo um sentido de ilegitimidade. Neste cenário, pais têm demandado amparo de “especialistas” para educar seus filhos, dando destaque ao discurso científico como útil e orientador. Estaríamos, assim, diante de um novo modo de transmissão cuja ênfase não estaria mais no saber acumulado pelas gerações anteriores, mas na transmissão de informações que precisam estar sempre em atualização.


 


Abstract
Considering the current family as an institution pervaded by important transformations, with emphasis, in particular, on the question of the place of authority, this article proposes a discussion on the issue of generational transmission from fragments of discourses of fathers and mothers interviewed in a previous research . We emphasize that educating in the family for a long time was associated with the beginning of an education process that implies in the subjection of the new being to the norms of collective experience, which demands a clear difference in roles between parents and children. Nowadays, however, the desymmetry of places between different generations has acquired a sense of illegitimacy. In this scenario, parents have demanded support from “specialists” to educate their children, emphasizing scientific discourse as useful and guiding. We would thus be facing a new mode of transmission whose emphasis would no longer be on the knowledge accumulated by previous generations, but on the transmission of information that always needs to be updated.

Como Citar
RESENDE, Camila Miranda de Amorim; SZAPIRO, Ana Maria. “PAIS APRENDIZES”? Reflexões sobre a Transmissão Intergeracional na Contemporaneidade. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 12, n. 1, abr. 2021. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2369>. Acesso em: 03 jul. 2024.