ESTÍMULO À LEITURA: Veredas Encantadas de Descobertas

STIMULUS TO READING: Enchanted Paths of Discovery

  • Alessandra Hilda Souza Farias Gomes
  • Natália Jennifer da Silva Oliveira
  • Elisa Andrade Costa

Resumo

Esta pesquisa apresenta reflexões sobre a importância do trabalho com a literatura em sala de aula que ultrapasse a leitura canônica, muitas vezes, considerada a única relevante de ser apresentada aos estudantes. Nesse contexto, no que diz respeito à literatura no ensino médio, os alunos precisam ler inúmeros autores consagrados, associando-os a correntes literárias e ao contexto histórico. Assim, percebe-se que, nem sempre, abre-se espaço às obras contemporâneas na grade curricular das escolas, tal como as obras que os alunos costumam ler por conta própria, ou seja, muitos livros não são exigidos em sala de aula, porque são mal vistos por muitos professores e críticos literários por não fazerem parte das obras consideradas de prestígio.
 
 Abstract


 This research presents reflections on the importance of working with literature in the classroom that goes beyond canonical reading, often considered the only relevant one to be presented to students. In this context, with regard to literature in high school, students need to read numerous renowned authors, associating them with literary trends and the historical context. Thus, it is clear that, not always, space is made available to contemporary works in the curriculum of schools, such as works that students usually read on their own, that is, books that are not required in the classroom and frowned upon by many professors and literary critics precisely because they are not part of the works considered prestigious.


 

Como Citar
GOMES, Alessandra Hilda Souza Farias; OLIVEIRA, Natália Jennifer da Silva; COSTA, Elisa Andrade. ESTÍMULO À LEITURA: Veredas Encantadas de Descobertas. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 12, n. 3, dez. 2021. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2428>. Acesso em: 03 jul. 2024.