A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

THE COMMON NATIONAL CURRICULUM BASE (BNCC) AND THE IMPACTS ON TEACHER EDUCATION

  • Marcos Antonio Campelo Lopes
  • Angélica da Fontoura Garcia Silva

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações na política de formação de professores no Brasil. Fundamenta-se na abordagem crítico-dialética, por considerar a realidade como totalidade concreta, superando a aparência dos fenômenos. Consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a BNCC e o campo da formação de professores. Aponta como resultados que a BNCC se constitui em um amparo legal que o capital encontra para o seu avanço e materialidade na educação, que a padronização curricular aponta para os interesses do mercado, excluindo a diversidade e as minorias sociais, as competências têm como foco o mercado e o processo de flexibilização preconizam a individualização do trabalho docente, bem como o rebaixamento da formação dos trabalhadores da educação.


 


Abstract


The objective of the article is to analyze a Common National Base for this Curriculum (BNCC) and its consequences on the teacher education policy in Brazil. It is based on the critical-dialectical approach, considering reality as a concrete total, surpassing the appearance of phenomena. It consists of a bibliographic research on the BNCC and the field of teacher education. It points out as results that a BNCC constitutes a legal support that capital finds for its advancement and materiality in education, that a curricular standardization points to the interests of the market, excluding diversity and social minorities, the competences are focused on the market and the flexibilization process advocate the individualization of teaching work, as well as lowering the training of education workers.

Como Citar
LOPES, Marcos Antonio Campelo; SILVA, Angélica da Fontoura Garcia. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 12, n. 3, dez. 2021. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2433>. Acesso em: 03 jul. 2024.