ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: Um Olhar Reflexivo sobre a Prática Docente

TEACHING HISTORY AND THE USE OF TECHNOLOGIES: A Reflective look at Teaching Practice

  • Evellyn Moreira de Almeida
  • Rachel Cunha dos Santos Domingos
  • Paulo Célio Soares

Resumo

A presente pesquisa trata sobre o uso da tecnologia como um aliado ao ensino de História, discutindo como ocorreu a evolução do ensino de História no Brasil, seus objetivos, como a globalização impactou na adoção de novas metodologias de ensino, a estruturação da chamada “educação 4.0” e seus efeitos no ensino de História. A metodologia utilizada constou de fontes primárias, pesquisas feitas no Google Forms, bem como fontes secundárias, como publicações, livros e artigos que abordam essa problemática. O objetivo é analisar a realidade dos professores de História das cidades de Barra do Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa quanto a utilização, treinamento e estrutura das escolas para o uso das tecnologias na sala de aula. Discutiu-se também como a pandemia do coronavírus impactou a utilização de novas metodologias no ensino de História.


Abstract


The present research deals with the use of technology as an ally to the teaching of History, discussing how the evolution of History teaching in Brazil occurred, its objectives, how globalization impacted the adoption of new teaching methodologies, the structuring of the so-called "education 4.0” and its effects on History teaching. The methodology used consisted of primary sources, research done on Google Forms, as well as secondary sources, such as publications, books and articles that address this issue. The objective is to analyze the reality of History teachers in the cities of Barra do Piraí, Pinheiral, Volta Redonda and Barra Mansa regarding the use, training and structure of schools for the use of technologies in the classroom. It was also discussed how the coronavirus pandemic impacted the use of new methodologies in the teaching of History.

Como Citar
DE ALMEIDA, Evellyn Moreira; DOMINGOS, Rachel Cunha dos Santos; SOARES, Paulo Célio. ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: Um Olhar Reflexivo sobre a Prática Docente. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 1, abr. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2605>. Acesso em: 03 jul. 2024.