A UTILIZAÇÃO DE GAMEFICAÇÃO DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA

THE USE OF DIGITAL GAMEFICTION IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS IN BIOLOGY

  • Mariana Ribeiro Noé
  • Julia Sérgio Faria
  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes

Resumo

O estudo apresentado neste artigo tem como objetivo propor um jogo virtual como metodologia alternativa na abordagem do conteúdo de microbiologia para o ensino médio, buscando uma maneira que seja interessante e divertida. Jogos virtuais são ótimos aliados no processo de ensino-aprendizagem, pois proporciona a cada aluno desafios sobre o seu conhecimento e possibilita que ele tenha o feedback de cada questão que escolher. A pesquisa foi realizada em duas turmas de ensino médio, onde a turma A foi submetida a um pré-teste, aula expositiva e um pós-teste e a turma B ao pré-teste, aula expositiva, jogo virtual e pós-teste. Com os resultados obtidos foi possível observar que a turma submetida ao jogo virtual, Labirinto da microbiologia, obteve melhor desempenho no pós-teste aplicado. Deste modo o jogo virtual, Labirinto da microbiologia, se mostra uma importante metodologia de Ensino em microbiologia para o Ensino Médio.


Abstract


The study presented in this article aims to propose a virtual game as an alternative methodology in approaching the content of microbiology for high school, seeking a way that is interesting and fun. Virtual games are great allies in the teaching-learning process, as they provide each student with challenges regarding their knowledge and allow them to have feedback on each question they choose. The research was carried out in two high school classes, where class A was submitted to a pre-test, expository class and a post-test and class B to the pre-test, expository class, game for fixation and post-test. With the results obtained, it was possible to observe that the class submitted to the virtual game, Labyrinth of microbiology, obtained better performance in the post-test applied. In this way, the virtual game, Labyrinth of microbiology, is an important teaching methodology in microbiology for high school.

Como Citar
NOÉ, Mariana Ribeiro; FARIA, Julia Sérgio; DE ALMEIDA GUEDES, Marcelo Ribeiro. A UTILIZAÇÃO DE GAMEFICAÇÃO DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 1, abr. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2608>. Acesso em: 03 jul. 2024.
Seção
Ciências Econômicas, Sociais e Políticas