NEUROPSICOPEDAGOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS

NEUROPSYCHOPEDAGOGY AND ITS CONTRIBUTION TO TEACHING BIOLOGY LEARNING FOR DEAF STUDENTS

  • Rayane Nogueira Ferreira Pereira

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo elucidar o importante papel da Neuropsicopedagogia para a aprendizagem dos alunos surdos. O trabalho evidencia a importância do papel do profissional dessa área tais como sua atuação no desenvolvimento de projetos aplicados no âmbito escolar, quais as suas competências e como ele pode ajudar outros profissionais ligados à educação no processo ensino-aprendizagem de alunos com necessidades. A pesquisa tem como foco os alunos surdos, por ser um assunto de amplo interesse, e pela possibilidade dessas pessoas sofrerem certo tipo de abandono escolar já que muitos profissionais não estão capacitados ao lidar com esse público. Além disso, destaca-se a relevância do acompanhamento familiar na projeção da autonomia do surdo, inclusive podendo chegar a um curso de nível superior e ao mercado de trabalho como mão de obra qualificada.


Abstract


The main objective of this article is to elucidate the important role of Neuropsychopedagogy for the learning of deaf students. The work highlights the importance of the role of professionals in this area such as their performance in the development of projects applied in the school environment, what their skills are and how they can help other professionals linked to education in the teaching-learning process of students with needs. The research focuses on deaf students, as it is a subject of wide interest, and because of the possibility of these people suffering a certain type of school dropout, since many professionals are not qualified to deal with this public. In addition, the importance of family monitoring in the projection of the deaf's autonomy is highlighted, including being able to reach a higher education course and the job market as a qualified workforce.

Como Citar
FERREIRA PEREIRA, Rayane Nogueira. NEUROPSICOPEDAGOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 1, abr. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2611>. Acesso em: 03 jul. 2024.
Seção
Ciências Econômicas, Sociais e Políticas