O PROCESSO DE APRENDIZAGEM REMOTA NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: Análises e Discussões no Olhar Discente

THE REMOTE LEARNING PROCESS IN THE PRODUCTION ENGINEERING COURSE IN THE PANDEMIC PERIOD OF COVID-19: Analysis and Discussions in the Student Look

  • Ana Júlia Torres Sampaio
  • Vinicius Pires dos Santos
  • Gustavo de Paiva Silva

Resumo

A pandemia provocada pelo vírus da COVID-19 trouxe novos ambientes para a sociedade. Houve uma reorganização social preventiva que evitou a aglomeração de pessoas. Em sala de aula, a abordagem do Ensino Remoto foi implementada para evitar interrupções no calendário acadêmico. No entanto, sem um currículo préplanejado e/ou formação de professores adequada, o Ensino Remoto tornou-se uma modalidade de ensino a distância com ferramentas de e-learning. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da nova modalidade de ensino a distância no curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Geraldo Di Biase, identificando aspectos positivos e negativos do processo de aprendizagem no contexto da pandemia do COVID-19, conforme determinado pelo professores. Metodologicamente, foi utilizado o método Estudo de Caso. De acordo com as descobertas, os docentes têm uma taxa de aceitação de 70% para o aprendizado remoto, uma taxa de aceitação de 73% para uso efetivo de TICs e e-learning por docentes e 80% de satisfação com o processo de ensino-aprendizagem. Entre as vantagens estão o desenvolvimento da autodisciplina, comprometimento do aluno, acesso à internet, uso de ferramentas de e-learning e flexibilidade de horários. Os preconceitos incluem a falta de compromisso do aluno, a presença de monografias digitais e a inaplicabilidade de sessões práticas.


Abstract


The pandemic, caused by the COVID-19 virus, has brought new environments to society.There was a preventive social reorganization, which avoided the agglomeration of people. In a classroom environment, the Remote Learning approach was implemented to avoid interruptions in the academic calendar. However, without a preplanned curriculum and/or adequate teacher training, Remote Learning has become a distance learning modality with e-learning tools. In this context, the objective of this study was to evaluate the effectiveness of the new modality of distance learning in the Production Engineering course at Centro Universitário Geraldo di Biase, identifying positive and negative aspectsof the learning process in the context of the COVID-19 pandemic, as determined by the teachers. Methodologically, the Case Study method was used. According to the findings,faculty have a 70% acceptance rate for remote learning; a 73% acceptance rate for effectiveuse of ICTs and e-learning by faculty; and 80% satisfaction with the teaching-learning process. Among the advantages are the development of self- discipline, student commitment, internet access, use of e-learning tools and flexible schedules. Prejudices include lack of student commitment, the presence of digital monographs, and the inapplicability of practical sessions.

Como Citar
SAMPAIO, Ana Júlia Torres; DOS SANTOS, Vinicius Pires; SILVA, Gustavo de Paiva. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM REMOTA NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19: Análises e Discussões no Olhar Discente. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 3, dez. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2653>. Acesso em: 03 jul. 2024.
Seção
Arquitetura, Engenharia e Tecnologias