O APRENDIZADO DA ORTOGRAFIA NA OBTENÇÃO DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

THE LEARNING OF SPELLING IN THE ACHIEVEMENT OF WRITING IN THE EARLY YEARS

  • Juciara Medeiros Silva Chagas
  • Nayara Alcantara

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer uma reflexão em relação a obtenção da norma ortográfica nos anos inicias, atentando-se ao modo de como essas informações são compreendidas pelos alunos e como o alfabetizador deve refletir sobre os “erros” ortográficos cometidos pelos mesmos, mostrando a problemática existente dentro da sala de aula quando a língua materna é deixada de lado. Dessa maneira, o professor acaba não obtendo o sucesso desejado na aquisição da escrita em sua língua materna. Por isso, o estudo se faz relevante para que o docente tenha em mente o conhecimento que o aprendiz traz, demonstrando a importância na sua vida escolar, pois nela está presente as diversidades dialetais que são capazes de enriquecer as práticas inovadoras para o conhecimento do ensino da linguagem e da escrita de ortografia no local de ensino. Sendo assim, essa pesquisa se propõe a evidenciar o quão é necessário o docente preparar seu trabalho com a finalidade de fazer o aluno refletir sobre a norma ortográfica.


Abstract


This article aims to reflect on the attainment of the orthographic standard in the early years, paying attention to the way in which this information is understood by the students and how the literacy teacher should reflect on the spelling "errors" made by them, showing the problem that exists within the classroom when the mother tongue is left aside. In this way, the teacher ends up not getting the desired success in the acquisition of writing in his mother tongue. Therefore, the study is relevant for the teacher to keep in mind the knowledge that the learner brings, demonstrating the importance in their school life, as it contains dialectal diversities that are capable of enriching innovative practices for teaching knowledge of language and spelling writing in the teaching place. Therefore, the aim here is to show how it is necessary for the teacher to prepare their work in order to make the student reflect on the spelling rule.

Como Citar
CHAGAS, Juciara Medeiros Silva; ALCANTARA, Nayara. O APRENDIZADO DA ORTOGRAFIA NA OBTENÇÃO DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 13, n. 3, dez. 2022. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2661>. Acesso em: 03 jul. 2024.
Seção
Educação e Sociedade