APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19

  • Augusta Quintanilha Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ / Brasil
  • Djhulian Stefani de Oliveira Neto Leandro Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ / Brasil
  • Izabel Cristina dos Santos Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ / Brasil
  • Jarmara Garcia Laurindo Pereira Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ / Brasil
  • Larissa Atanazio Xavier Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ / Brasil
  • Letícia de Souza Nascimento Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ / Brasil
  • Lorraine Cristhine da Silva Santos Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ / Brasil

Resumo

O contexto da pandemia de Covid-19 interferiu em várias áreas da sociedade, dentre elas na Educação. A necessidade do afastamento social impactou diretamente crianças em idade escolar, em específico, estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo explorar os possíveis impactos da pandemia de Covid-19 na aprendizagem de 13 crianças com TDAH no município de Volta Redonda, na Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, transversal e exploratória, utilizando entrevista lúdica com a crianças e entrevista com o responsável. Como resultados foram encontrados os seguintes impactos: defasagem na aprendizagem, importância de uma equipe multidisciplinar no tratamento dessas crianças, aumento no uso de tela, agravamento de sintomas característicos do TDAH, necessidade de formação continuada de professores para melhor manejo com o TDAH e a importância de melhor conhecimento sobre esse transtorno.

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Como Citar
QUINTANILHA, Augusta et al. APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, p. 62-79, jul. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2857>. Acesso em: 03 jul. 2024.