ALFABETIZAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NAS ESCOLAS

  • Guilherme Ribeiro de Paula Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Isabela de Almeida Quintanilha Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Raquel Amorim Lopes Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Raquel dos Santos Silva de Jesus Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Vitória Conceição Alcantara Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Diana dos Santos Carmo da Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumo

Essa pesquisa foi relevante à medida que suas respostas puderam contribuir para uma prática efetiva das escolas na alfabetização socioemocional das crianças e adolescentes. Isto é, possibilitar que pudéssemos dirimir as dúvidas quanto as formas de aplicação das competências determinadas pela BNCC quanto aos aspectos socioemocionais de nossos estudantes. Ela buscou informações diretamente com os gestores e professores sobre a influência das escolas de Ensino Fundamental na alfabetização socioemocional dos discentes. Diante de toda pesquisa afirmamos que o desenvolvimento socioemocional deve ser, então, considerado pelas escolas, visto que contribui para o desenvolvimento integral da criança, além, de estar ligado ao desenvolvimento cognitivo e bom desempenho escolar. Concluiu-se que é fundamental que a escola invista na capacitação dos professores e demais profissionais para trabalhar as habilidades do currículo e as habilidades sociais e emocionais, visto que são essenciais para o processo de aprendizagem.

Referências

ABED, Anita Lilian Zuppa. Sujeitos na Escola: em debate, o desenvolvimento das competências socioemocionais. In: Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão, ed. 144, ano 23, set. 2018, p. 06-11.
AZANHA, José Mário P. A pedagogia das competências e o ENEM. In: A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.
BARROS, Gabrielly M. M et al. Os impactos da pandemia do COVID-19 na saúde mental dos estudantes. Research, Society and Development. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18307/16369file:///C:/Users/Criss%20Meiver/Downloads/17-Article%20Text-95-1-10-20200601.pdf. Acesso em 13 nov. 2021. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso: 25 de junho de 2020. BRUENING, Pâmela. A história, os pilares e os objetivos da educação socioemocional. Revista Educação, ed. 251, ago. 2018. Disponível em: https://www.revistaeducacao.com.br/historia-os-pilares-e-os-objetivos-da-educacao-socioemocional/ Acesso em: 20 de nov. 2019.
GOLEMAN, Daniel, PhD. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
LUIZ, Claiton. O sucesso depende da aprendizagem social e emocional. Revista Linha Direta – na gestão educacional. Belo Horizonte – MG, ed. 248, ano 22, nov. 2018
RELVAS, Marta Neurociência de bolso: a contribuição das neurociências para o processo de aprendizagem escolar. p. 82, São Paulo: Arco 43. jan 2020.
RODRIGUES, Francisco Alex; CARVALHO, Sayara Sá de; MELO, Adriana Soely André de Souza. Alfabetização das Competências Socioemocionais na Educação Infantil: Habilidades para a Vida. Revista Multidisciplinar e de Psicologia. v.14, n. 54, p. 150-170, dez. 2020. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2952/0 Acesso em: 18 fev. 2022.
Como Citar
PAULA, Guilherme Ribeiro de et al. ALFABETIZAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NAS ESCOLAS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, p. 87-94, jul. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2859>. Acesso em: 03 jul. 2024.