CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - APAE ARQUITETURA COMO ELEMENTO FACILITADOR

  • Vivian Vitorino Tirello Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Andréa Auad Moreira Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Carlos Antônio de Almeida Baião Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Damiana da Silva Bastos de Almeida Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Damiana da Silva Bastos de Almeida Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Flávio Luiz Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumen

Este artigo aborda uma pesquisa no tema Arquitetura Inclusiva, tem por objetivo abordar a importância do olhar mais atencioso às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, para o alcance da sua integridade e autonomia social. Identificou-se a necessidade de incorporar a APAE já existente no município, em um Centro de Educação Especial na cidade de Volta Redonda - Rio de Janeiro- para um auxílio mais completo desses usuários, aliando educação ao tratamento de saúde. Foram feitos estudos e pesquisas sobre a necessidade desse público e a relação da humanização arquitetônica com o desenvolvimento destes usuários, de forma a colaborar e auxiliar na adaptação dos mesmos à sociedade, permitindo e proporcionando à eles, uma maior independência.

Citas

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TIRELLO, Vivian Vitorino et al. CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - APAE ARQUITETURA COMO ELEMENTO FACILITADOR. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 184-200, ago. 2023. ISSN 2236-2649. Disponible en: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2994>. Fecha de acceso: 18 mayo 2024
Sección
EM PAUTA (Artigos em destaque)