UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS BIBLIOTECAS E OS SERVIÇOS INCLUSIVOS DIRECIONADOS AOS DISCENTES SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

  • Andréa Cardoso Castro Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Marcos Paulo de Assis Castro Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luma da Rocha Seixas Universidade Federal da Bahia
  • Rosangela Maria de Melo Instituto Federal de Pernambuco
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco

Resumo

Este estudo tem como propósito identificar e refletir sobre os serviços inclusivos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que são ofertados pelas suas bibliotecas, especificamente, aqueles direcionados aos discentes Surdos a partir das dissertações desenvolvidas no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no recorte temporal entre 2018 e 2021. Um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi elaborado de modo a selecionar os trabalhos associados com a temática do estudo. A RSL foi dividida em 03(três) fases, a saber: planejamento, condução e relatório. Os mecanismos de buscas adotados foram: (i) o Catálogo de Teses de Dissertação da CAPES, (ii) o Observatório do PROFEPT e (iii) a Plataforma Sucupira. Os resultados foram agrupados em 03 (três) contextos, a saber: o discente, o docente e a biblioteca. Além disso, ainda sinalizam a necessidade potencial de serem desenvolvidos trabalhos que envolvam a inclusão de discentes Surdos nas bibliotecas da EPT de modo que elas possam contribuir com as ações de ensino, pesquisa e extensão, sem distinção de pessoas, para que o atendimento e a oferta dos serviços aconteçam equitativamente.

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Como Citar
CASTRO, Andréa Cardoso et al. UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS BIBLIOTECAS E OS SERVIÇOS INCLUSIVOS DIRECIONADOS AOS DISCENTES SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 504-532, ago. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3020>. Acesso em: 18 maio 2024.
Seção
Educação e Sociedade