SUBSTITUIÇÃO DE COBERTURAS CONVENCIONAIS POR COBERTURAS SUSTENTÁVEIS

  • Luana de Oliveira Nascimento Matos Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Alexandra da Silva Alves Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Júlio Eduardo Paiva Sena Maia Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Diogo Dornelas Diogo Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

Muitos estudos vêm sendo produzidos a fim de mitigar impactos tanto no processo construtivo, quanto durante fase de utilização da edificação e neste contexto os telhados e coberturas verdes são opções viáveis. As coberturas verdes trazem a resposta a redução das ilhas de calor, proporcionando conforto térmico aos edifícios e sua beleza natural. O fator que aumenta o custo dos telhados verdes, em comparação com os telhados tradicionais, é o peso do sistema que requer uma estrutura mais forte. Desta forma, um modelo de cobertura verde de menor custo e com os mesmos benefícios, também de fácil instalação, seria o ideal. O modelo hexa se encaixa perfeitamente nos parâmetros anteriores. O tereftalato de polietileno, conhecido como PET, também pode ser bastante viável, pois é um material que pode passar pelo processo de fundição e ser moldado várias vezes, entre uma das suas possibilidades as telhas. Analisando os benefícios dessas telhas em comparação aos telhados tradicionais (cerâmicos), temos redução considerável de peso, maior durabilidade e aumento da resistência à umidade. A análise dos dados de projeto e dos custos das telhas individuais apontam que mesmo o telhado de PET apresentando menos peso possui um custo mais alto, no entanto esse custo pode ser reduzido devido ao fato de sua estrutura ser mais leve, redução da pressão sobre o meio ambiente para produção de telhas convencionais e do ganho com a reciclagem.

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Como Citar
MATOS, Luana de Oliveira Nascimento et al. SUBSTITUIÇÃO DE COBERTURAS CONVENCIONAIS POR COBERTURAS SUSTENTÁVEIS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 573-590, ago. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3023>. Acesso em: 18 maio 2024.
Seção
Inovações Educacionais e Tecnológicas