CONTRIBUIÇÕES GERAIS DA PSICANÁLISE PARA A CLÍNICA COM CRIANÇAS

  • Jane Ferreira Rodrigues Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Júlia de Barros Silva Mattos Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Lavínia Carvalho Brito Neves Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil

Resumo

Este artigo visa apresentar um olhar sobre a construção histórica da criança e suas vicissitudes, atravessada pela psicanálise enquanto teoria e práxis na direção dos cuidados para com as crianças. Para isto, partiu-se de uma revisão teórica exploratória bibliográfica e tornou-se então possível corroborar para o entendimento dos impactos e cuidados da psicanálise para com as crianças enquanto eixo de pesquisa. As contribuições da psicanálise, abrangem diferentes aspectos, desde a compreensão do desenvolvimento infantil até a investigação dos processos inconscientes e das dinâmicas relacionais. A utilização do jogo, da brincadeira e outras formas de expressão simbólica como meios de comunicação terapêutica, permite que a criança explore e elabore seus sentimentos e fantasias. Ainda, a importância fundamental da relação terapêutica, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para a expressão e o processamento emocional. Com base em todas essas contribuições, a psicanálise se torna uma abordagem clínica valiosa para compreender e auxiliar no desenvolvimento psíquico saudável das crianças.

Referências

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Como Citar
RODRIGUES, Jane Ferreira; MATTOS, Júlia de Barros Silva; NEVES, Lavínia Carvalho Brito. CONTRIBUIÇÕES GERAIS DA PSICANÁLISE PARA A CLÍNICA COM CRIANÇAS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 258-279, dez. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3046>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Ciências Econômicas, Sociais e Políticas