INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS DIANTE DO RISCO DE SUICIDIO À LUZ DA GESTALT TERAPIA.

  • Thalyta de Sousa Lima Unisuam
  • Danielle Castelões Centro Universitário Augusto Motta

Resumo

A proposta do presente artigo é apresentar intervenções da gestalt terapia­ diante dos comportamentos de risco ao suicidio para o publico em geral, no sentido de prover informações preventivas. Para tanto, foi realizadz uma revisão de literatura narrativa com os seguintes descritores “Gestalt terapia”, “fatores de risco ao suicidio” “prevenção ao suicidio. Destaca-se que está pesquisa percorre um caminho histórico dos fenômenos suicidas e da abordagem gestaltica, para compreender e discutir ntervençõesvoltadas às necessidades e à forma como são vistas as pessoas que atentam contra a propria vida. Ou seja, enfatiza-se que o papel do gestalt terapeuta no manejo da situação suicida, oportunizando a escuta do desejo de morte. Portanto diante do risco de suicidio, ganha destaque o compromisso político e ético dos profissionais de psicologia.

Referências

FUKUMITSU, Karina Okajima. Suicídio e Gestalt-terapia. São Paulo: Digital Publish & Print Editora, 2012.

DETOMINI, Vitor Corrêa et al. DEPRESSÃO, IDEAÇÕES SUICIDAS E PERDAS DE FAMILIARES NA POPULAÇÃO COBERTA POR DUAS UNIDADES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. In: V CIPSI-Congresso Internacional de Psicologia. 2012.

FUKUMITSU, Karina Okajima et al. Posvenção: uma nova perspectiva para o suicídio. Revista Brasileira de Psicologia, v. 2, n. 2, p. 48-60, 2015.

Dutra, E.M. do S. Compreensão de tentativas de suicídio de jovens sob o enfoque da abordagem centrada na pessoa. São Paulo, 2000. 195p. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo

Frazão, L.M. A importância de compreender o sentido do sintoma em Gestalt-terapia: contribuições da teoria de relação objetai. In: Revista de Gestalt. São Paulo, 2 (02): 41-51, 1992

DO PSICÓLOGO, Código de Ética Profissional. Conselho Federal de Psicologia. Brasília, agosto de, 2005.

PERLS, Fritz. A abordagem gestáltica e testemunha ocular da terapia. In: A abordagem gestáltica e testemunha ocular da terapia. 1977. p. 210-210.

Dias, M.L. Suicídio: testemunho de adeus. São Paulo: Brasiliense, 1991

FUKUMITSU, Karina Okajima; SCAVACINI, Karen. Suicídio e Manejo Psicoterapêutico em Situações de Crise: Um a Abordagem Gestáltica. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 19, n. 2, p. 198-204, 2013.
Como Citar
LIMA, Thalyta de Sousa; CASTELÕES, Danielle. INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS DIANTE DO RISCO DE SUICIDIO À LUZ DA GESTALT TERAPIA.. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 227-236, abr. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3232>. Acesso em: 21 maio 2024.
Seção
Saúde e Meio Ambiente