TRANSITIVIDADE VERBAL E O ENSINO DE GRAMÁTICA

  • Rodrigo Marques Lima Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Juliana Barros Nespoli Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

Objetiva-se neste trabalho: (1) investigar o tratamento dado à transitividade verbal no ensino básico; (2) desenvolver mecanismos didático-pedagógicos a fim de apresentar uma descrição produtiva da transitividade verbal no ensino básico; (3) desenvolver um conjunto de atividades pedagógicas voltadas para o aprimoramento da descrição da transitividade verbal no ensino básico. Assim, espera-se contribuir para as reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, analisou-se uma coletânea de livros didáticos destinados ao Ensino Médio, de modo a traçar considerações acerca do âmbito teórico-descritivo e acerca da pertinência dos exercícios. Verificou-se que o material didático, no geral, não acompanha as discussões linguísticas atuais. Por fim, é apresentado um conjunto de atividades para contribuir para um ensino reflexivo, objetivando o aprimoramento das práticas pedagógicas.

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Como Citar
LIMA, Rodrigo Marques; NESPOLI, Juliana Barros. TRANSITIVIDADE VERBAL E O ENSINO DE GRAMÁTICA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 109-130, abr. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3241>. Acesso em: 21 maio 2024.
Seção
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