RÁDIOWEB COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ESTUDO DE CASO DA RÁDIO WEB SAÚDE UNB

  • Elisabeth Almenara da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Marcelo Siqueira Maia Mocarzel ontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados da análise de programas da Radio Web Saúde da Universidade de Brasília (CCN/UnB). A pesquisa se configura como um Estudo de Caso com abordagem descritiva, exploratória de caráter qualitativo. Os dados foram coletados por meio da escuta dos programas disponíveis no site da Web Rádio Saúde da Universidade de Brasília - UNB e posteriormente analisados a partir da Análise de Conteúdo. As análises dos programas da Rádio Web Saúde da UnB permitiram concluir que a emissora se apresenta como um importante dispositivo biopolítico, uma vez que ela vem contribuindo para ampliar as informações e saberes referentes a saúde. Constatamos que a Rádio Web traz grandes contribuições na área de Educação em Saúde, pois seu uso constitui ferramenta pedagógica eficaz que indivíduos e populações podem utilizar no seu dia a dia para compartilhamento de   saberes   relativos a essa área.  

Referências

ABREU LDP, TORRES RAM, SILVA MRF, Araújo AF. Web radio como ferramenta de diálogo em saúde coletiva no sertão: juventudes e métodos contraceptivos. SANARE, Sobral, 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALVES, Dom Robson Nedeiros; LEMOS, Silvana Donadio Vilela. ntegração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Anais do XV Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

AMORIM, M.M.R.et al.Fatores de risco para a gravidez na adolescência em uma maternidade-escola da Paraíba:estudo caso-controle.Rev. Bras. Ginecol. Obstet.[online], vol.31, n.8, pp. 404-410, 2009.

BATISTA, S. A.; FREITAS, C. C. G. O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social. R. Tecnol. Soc. v. 14, n. 30, p. 121- 135, jan./abr. 2018.

BUENDGENS, Beatriz Belém; ZAMPIERI, Maria de Fátima Mota. A adolescente grávida na percepção de médicos e enfermeiros da atenção básica. Esc. Anna Nery vol.16 no.1 Rio de Janeiro Mar. 2012.

DOMINGUES, Carmen Silvia Bruniera et al. Protocolo Brasileiro para Infecções Sexualmente Transmissíveis 2020: sífilis congênita e criança exposta à sífilis. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2021, vol.30,

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
______. Microfísica do Poder. Organização e tradução técnica: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986. p. 138-141.
______. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
______. Vigiar e Punir. História da Violência nas Prisões. Trad. bras. Raquel Ramalhete. 18ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1976.
______. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau. 1996.
______. Em defesa da sociedade: curso dado Collège de France (1975- 1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GIANNELLA, T.R. Inovações no Ensino das Ciências e da Saúde: Pesquisa e Desenvolvimento da Ferramenta Constructore e do Banco Virtual de Neurociência. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

GOMES, Alex Sandro; PIMENTEL, Edson Pinheiro. Ambientes Virtuais de Aprendizagem para uma Educação mediada por tecnologias digitais. Informática na Educação. CEIE-SBC, 2020.

HALL. G. E.; HORD. S. M. Implementing change: patterns, principles, and photoles. 2.ed. Boston: Pearson Education, 2006. 290 p.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: O novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007.

______.Tecnologias e ensino presencial e a distancia. Campinas: Papirus, 2003.

LACERDA, Raphaela Cândido, ROCHA, Lara França. Fazer viver e deixar morrer: os mecanismos de controle do Biopoder segundo Michel Foucault. Kínesis, Vol. X, n° 22, Julho 2018, p.148-163

LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea., Sulina, Porto Alegre., 2007.

______. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo. Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 4ª ed. 2003.
______.Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MACHADO MFAS, MONTEIRO EMLM, QUEIROZ, DT, Vieira, NFC, Barroso, MGT. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Ciênc. Saúde Colet. 2007;12(2):335-42.

MACHADO, M.F.A.S. et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p.335-342, 2007.

MACHADO, J. B. Cibersocialidade, sociedade em rede e educação: sobre mobilizações estudantis em tempos de redes sociais. GAVAGAI: REVISTA INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES , v. 3, p. 81-97, 2018.

MARTINS, Cícero Félix. Gênero e Sexualidade na Educação Contemporânea. Id on Line Rev. Psic. V.10, N. 33. Supl. 2. 2017.

MAIA, M. V.; STRUCHINER, M. Aprendizagem Significativa e o Portfólio Reflexivo Eletrônico na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Online), v. 40, p. 720-73. 2016.

MEDEIROS, B; SILVEIRA, JLGC. Educação em saúde: representações sociais da comunidade e da equipe de saúde. Dynamis revista tecnocientífica (out-dez/2007) vol.13, n.1, 120 -126.

MINAYO, M.C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, HUCITEC-ABRASCO, 1992.


MORAN, José Manuel. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e inovação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 3. ed., 2007.

MOORE, M. e KEARSLEY. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

MONTEIRO, D. M.; RIBEIRO, V. M. B.; STRUCHINER, M. As tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas: espaços de interação? Estudo de um fórum virtual. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.28, n.101, p. 1435-1454, set./dez., 2007.

OLIVEIRA, C. de; MOURA, S. P.; SOUZA, E. R. Tic´s na Educação: A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 75-95, 2015.

PAIVA, Jane. Os sentidos do direito à educação para jovens e adultos. 1. ed. Rio de Janeiro: Faperj, 2008, v. 1, p. 232.

PALMA, A. Educação Física, corpo e saúde: uma reflexão sobre outros “modos de olhar”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.22, n.2, p.23-39, jan. 2001.

PELBART, P. (2003). Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras

PEREIRA, Maria da Conceição; SILVA, Tânia Maria da. O uso da tecnologia na educação na era digital. Saberes em Rede, Cuiabá, p.85-94, jul. 2013.

ROCHA, P. J.; MONTARDO, S. P. Netnografia: incursões metodológicas na cibercultura. Revista Compós, v. 4, p. 1-22, 2005.

RECUERO, R.; SOARES, F. B. O Discurso Desinformativo sobre a Cura do COVID-19 no Twitter: Estudo de caso. E-Compós, Brasília, v. 24, p. 1–29, jul. 2021

SILVA, C. A. A., & MULLER, L. J. Especialização em gestão de centros de socioeducação: relato de experiência. In: Roesler, M. R. B. & Bidarra, Z. S. (2011).

VEIGA-NETO, Alfredo; SILVA, Mozart Linhares da. EDUCAÇÃO E ESTUDOS FOUCAULTIANOS: UMA ENTREVISTA COM ALFREDO VEIGA-NETO. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 1, p. 254- 263, jan. 2021.

______.Alfredo. Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.45, n.4, e109337, 2020.
Como Citar
SILVA, Elisabeth Almenara da; MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia. RÁDIOWEB COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ESTUDO DE CASO DA RÁDIO WEB SAÚDE UNB. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 300-319, abr. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/3255>. Acesso em: 03 jul. 2024.