UMA ABORDAGEM DA ARQUITETURA VOLTADA PARA A SOCIOEDUCAÇÃO

AN ARCHITECTURE APPROACH TO A SOCIOEDUCATION

  • Camila Estevão da Silva
  • Mônica Maria Campos

Resumo

A socioeducação no Brasil é um conceito novo, vindo como alternativa contra práticas punitivas e de cunho repressor praticadas por quase um século, voltadas aos adolescentes que cometem atos infracionais, sem que tenham apresentado eficácia válida. Diante das entidades já existentes, voltadas para o cumprimento de medida socioeducativa, percebe-se que se faz necessário a construção de novos espaços, auxiliares aos já existentes, permitindo à descentralização das práticas voltadas a assistência social e educacional desses jovens. Com isso, torna-se útil como forma de auxiliar o tratamento desses jovens, a proposta de um novo Centro Socioeducativo, pertencente à rede municipal, no qual possam ser desenvolvidas práticas conjuntas aos órgãos já existentes e baseado no trabalho interdisciplinar focado nas questões que mais norteiam a juventude em situação de delito que são a dependência química e o pertencimento a facção criminosa, possibilitando uma reflexão crítica acerca da realidade em que se inserem. Através da análise de espaços já existentes e da entrevista junto aos socioeducandos e socioeducadores, foi possível identificar a importância do uso da arquitetura para sanar essa demanda, possibilitando a implantação de um ambiente que surja como resposta à necessidade de novas práticas na área relativa à socioeducação.


Abstract


The  socioeducation  in  Brazil  is  a  new  concept,  coming  as  an  alternative  against punitive   and   repressive   practices   practiced   for   almost   a   century,   aimed   at adolescents who commit infractions, without having presented valid efficacy. In view of the existing entities, focused on the fulfillment of socio-educational measures, it is perceived  that  it  is  necessary  to  construct  new  spaces,  ancillary  to  existing  ones, allowing  the  decentralization  of  practices  aimed  at  the  social  and  educational assistance  of  theseyoung  people.  With  this,  it  is  useful  as  a  way  to  help  the treatment  of  these  young  people,  the  proposal  of  a  new  Socio-educational  Center, belonging  to  the  municipal  network,  in  which  joint  practices  can  be  developed  to existing organs and based on interdisciplinary work focused on the issues that most guide  the  youth  in  a  crime  situation  that  are  the  chemical  dependency  and  the criminal faction, allowing a critical reflection on the reality in which they are inserted. Through  the  analysis  of  existing  spaces  and  the  interview  with  the  socioeducandos and  socioeducadores,  it  was  possible  to  identify  the  importance  of  using  the architecture to heal this demand, enabling the implementation of an environment that arises   in   response   to   the   need   for   new   practicesin   the   area   related   to socioeducation.

Como Citar
DA SILVA, Camila Estevão; CAMPOS, Mônica Maria. UMA ABORDAGEM DA ARQUITETURA VOLTADA PARA A SOCIOEDUCAÇÃO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 8, n. 1, fev. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/835>. Acesso em: 03 maio 2024.