A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

  • UGB FERP UGB
  • Débora Nobre de Souza
  • Thais Lúcia da Cunha Dias
  • Adriana Ernesto

Resumo

Este artigo visa elencar a eficiência do lúdico quando aplicado em atendimentos psicopedagógicos, assim como a sua contribuição na aprendizagem e reaprendizagem. Para obter um ensino mais eficiente, a Educação vem aperfeiçoando-se, buscando práticas educacionais mais inovadoras e prazerosas. As atividades lúdicas são recursos didáticos dinâmicos que garantem resultados eficazes e que não se restringem apenas no campo chamado “sala de aula”, mas atua de modo eficiente em todos os locais onde a aprendizagem está inserida. É importante que o atendimento psicopedagógico tenha como partida, a necessidade do sujeito e ofereça ao mesmo, momentos de interação com o meio de forma a desenvolver-se como um todo, compreendendo e intervindo em sua aprendizagem, em seu estado normal ou patológico. Para isso, o psicopedagogo precisa analisar seu paciente de modo a identificar o porquê de o mesmo não conseguir assimilar ou desenvolver a aprendizagem, levando-o a superar suas fragilidades e construir o caminho da reaprendizagem, através de meios favoráveis para obter um resultado eficaz, fazendo do lúdico seu principal aliado nesse processo.


Abstract


This  article  aims  to  highlight  the  efficiency  of ludic entertainment  strategies when applied  in psychopedagogical  care,  as  well  as  its  contribution  in  learning  and relearning.  To  achieve  a  more  efficient  teaching,  Education  has  been  improving, seeking  more  innovative  and  pleasant  educational  practices. Ludical activities  are dynamic  didactic  resources  that  guarantee  effective  results  that  are  not  restricted only in the field called "classroom", but work efficiently in all places where learning is inserted.  It  is  important  that  psycho-pedagogic  care  should  start  with  the  subject's and  provide  moments  of  interaction  with  the  environment  in  order  to  develop  the whole, understanding and intervention in their learning, in their normal or pathological state.  For  this,  the  psychopedagogue  needs  to  analyze  its  patient,  identifying  the reason  why  it cannot assimilate  or  develop  the  learning,  leading  to  overcome  its weaknesses  and  build  the  path  of  relearning,  through  means  to  obtain  an  effective result,  making  from ludic entertainment  strategies  the  main  support  in  this  whole process.

Como Citar
FERP, UGB et al. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 8, n. 2, abr. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/865>. Acesso em: 03 jul. 2024.