UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A DISGRAFIA

A PSYCHOPEDAGOGICAL VISIONABOUT DYSGRAPHIA

  • UGB FERP UGB
  • Fernanda Duarte Cyrne Telles
  • Genislene Borges dos Santos Lucio
  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara

Resumo

Este artigo é referente a análise do distúrbio da disgrafia ne ensino-aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental nas escolas. Apresentamos algumas definições de aprendizagem, relacionando-as às dificuldades de aprender a linguagem escrita, bem como quão claramente a criança utilizará essa linguagem para expressar suas ideias e pensamentos. Abordamos o papel dos pais, da escola e do psicopedagogo na contribuição e auxílio para sanar as dificuldades que surgem nesse processo e que sem as devidas orientações e intervenções podem levar ao fracasso escolar. Para a metodologia de trabalho foi adotado a pesquisa bibliográfica, na qual variadas fontes de estudos foram consultadas. Utilizamos como referencial teórico a concepção de educadores sobre as reflexões pessoais do objeto a ser investigado. Também consideramos a análise de aquisição da leitura e da escrita e as contribuições da Psicopedagogia nas questões referentes a problemas de aprendizagem. Como prováveis resultados, destacamos a importância da intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem. Apontamos que o transtorno da disgrafia se manifesta decorrente de possíveis causas como a falta de noção sobre orientação e organização espacial, lateralidade, fatores emocionais, ortografia e o desenvolvimento motor e canhoto, bem como a necessidade de estudos mais aprofundados e de grande relevância sobre o tema.


Abstract


This  article  is  related  to  the  analysis  of  the  dysgraphia disorder  in  the  teaching-learning,  mainly  in  the  first  years  of elementary  school  education  in  schools.  We present  some  definitions  of  learning,  relating  them  to  the  difficulties  of  learning  a written  language, as  well  as  how  to  use  a  language  to express  ideas  and  thoughts. We  approach  the  role  of  the  parents,  the  school  and  the  psychopedagogue  in  the contribution  and  help  to  remedy  the  difficulties  that  arise  in  this  process  and  that without  proper  guidelines  and  interventions  can  lead  to  school  failure.  For  the methodology  of  work,  a  bibliographical  research  was  adopted  in  which  several sources of studies were consulted. We use as theoretical reference the conception of educators  about  the  personal  reflections  of  the  object  to  be  investigated.  We  also consider  the  analysis  of  acquisition  of  reading  and  writing  and  the contributions  of Psychopedagogy in the questions concerning learning problems. As provided results, we  highlight  the  importance  of  psychopedagogic  intervention  in  learning  difficulties. We point out that the dysgraphia disorder is manifested with the incidence of causes such  as  a  lack  of  notion  about  spatial  orientation  and  organization,  laterality, emotional  factor,  spelling  and left-handed  and  motor  development,  as  well  as  the need for more in-depth and more relevant studies on the theme.

Como Citar
FERP, UGB et al. UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A DISGRAFIA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 8, n. 2, abr. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/872>. Acesso em: 03 jul. 2024.