PRÁTICAS DISCURSIVAS E A SALA DE AULA

DISCURSIVE PRACTICES AND THE CLASSROOM

  • Alíria de Britto Duque

Resumo

Neste artigo, busco articular leituras sobre o mundo contemporâneo globalizado, a concepção socioconstrucionista da linguagem, a noção de poder desenvolvida por Foucault e o conceito de identidade social. Apresento, de forma abrangente, a possibilidade de nós professores, por meio da análise crítica do discurso, refletir sobre marcas étnico-raciais, bem como outras marcas sociais presentes no universo heterogêneo da escola. Como, de forma investigativa, é possível atribuir novo significado à construção discursiva de sala de aula visando o uso da linguagem com elemento emancipador na vida dos alunos.


Abstract


In this article, I seek to articulate readings about the globalized contemporary world, the socio-constructive conception of language, the notion of power developed by Foucault, and the concept of social identity. I present, in a comprehensive way, the possibility of our teachers, through a critical analysis of the discourse, to reflect on ethnic-racial marks, as well as other social marks present in the heterogeneous universe of the school. How, in an investigative way, it is possible to attribute new meaning to the discursive construction of the classroom aiming at the use of language with emancipatory element in the life of the students.

Referências

ANDERSEN, M. L. (1994) "The Many and Varied Social Construction of Intelligence". ln Sarbin, T.R. e Kitsuse.Ll. (Eds) (1994) Constructing the Social. Londres Sage.

BAUMAN, Z. (1999). Globalização. As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores.

CHOULIARAKI, L. & FAIRCLOUGH, N. (1999) Discourse in late modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press.

COMMOLLY, M.I. e NOUMAIR, D.A. (1997) "The white girl in me, the colored girl in you, and the lesbian in us: crossing boundaries". ln FINE, M. (et al) (1997) .Off white: reading on race, power and society. Routledge: New York.

FABRÍCIO, Branca F. (2002) Inplementação de mudanças no contexto educacional: discursos, identidades e narrativas em ação. Tese de Doutorado. PUC - Rio.

FAIRCLOUGH, N. (1992) Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press.

FELLOWS, Miranda (1995). The life and works of Escher. Parragon Book. Bristol.

FOUCAULT, M. (1982) Microflsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal.

FREIRE, Paulo (1998). Teachers as cultural workers: letters to those who dare to teach; translated by Donaldo Macedo, Dake Koike and Alexandre Oliveira. Westview Press, Bolder. Colorado.

MASSENA, Carolina e CASTRO, Rosane. Verdade e Jogo de Verdade. Disponível em: http://www.ufrgs.br/e-psico/subjetivacao/espaco/jogos-de-verdade.html > Acesso em 11 de nov. 2016

MILLS, S. (1997) Discourse. Londres: Routledge.

PHOENIX, A. (1997) "I’m white! So what?" The construction of whiteness for young londoners. " In FINE, M. (et al) (1997). Off white: reading on race, power and society. Routledge: New York.

SARBIN, T. R. e KITSUSE, J.I. (1994) “A prologue to constructing the social. ” In Sarbin, T.R. e Kitsuse, J.I. (Eds) (1994) Constructing the social. Londres Sage.

SHOTTER, J. & GERGEN, K. (1989). “Preface and introduction”. In Shotter, J. e Gergen, K.J. (Eds) 1989) Texts of Identity. Londres: Sage.

SODRÉ, Muniz (1999). Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Vozes, Petrópolis.
Como Citar
DUQUE, Alíria de Britto. PRÁTICAS DISCURSIVAS E A SALA DE AULA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 9, n. 2, set. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/984>. Acesso em: 03 maio 2024.