• PIC: Programa de Iniciação Científica – UGB PIC: Programa de Iniciação Científica – UGB
    v. 5 n. 2 (2014)

    EDITORIAL:

    "PIC: Programa de Iniciação Científica – UGB" é o título dessa edição da Revista Episteme Transversalis, composta por uma pequena representação dos Projetos de Iniciação Científica realizados ao longo do ano de 2013 pelos docentes e discentes dos diversos cursos do Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB. Desde 2006 o UGB vem investindo em Projetos de Iniciação Científica por acreditar que a pesquisa é o instrumento capaz de despertar a vocação científica, incentivando os estudantes de graduação e estimulando a articulação entre a graduação e a pós-graduação, contribuindo, assim, com a formação dos acadêmicos. O UGB acredita que ao estimular docentes e discentes por meio dos Projetos de Iniciação Científica, está contribuindo com a formação de recursos humanos mais produtivos, com capacidades para atuarem em atividades científicas em diferentes áreas do conhecimento. Por intermédio desses Projetos, discentes e docentes estão desenvolvendo não apenas as técnicas e métodos de pesquisa, mas a capacidade de pensar cientificamente e a criatividade, tão necessárias na atualidade. Os artigos publicados nesta edição da Revista Episteme Transversalis têm a participação de alunos e professores em Projetos de Iniciação Científica, que apresentaram qualidade acadêmica e mérito científico.

    Você é nosso convidado! Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • JUSTIÇA SOCIAL NA VISÃO DO DIREITO CONTEMPORÂNEO JUSTIÇA SOCIAL NA VISÃO DO DIREITO CONTEMPORÂNEO
    v. 5 n. 1 (2014)

    EDITORIAL:

    A Revista Episteme Transversalis do Centro Universitário Geraldo Di Biase tem o prazer de disponibilizar ao público uma nova edição intitulada “Justiça social na visão do Direito Contemporâneo", escrita por docentes do curso de Direito. Nesta edição, foram reunidos seis artigos que discutem temas relevantes na área, envolvendo estudos acerca de: imposto de renda e justiça social; direito do trabalho; reinserção social de egressos do sistema prisional; ativismo judicial; guarda compartilhada e alienação parental e cooperativismo e trabalho. O caráter multidisciplinar do tema reforça o compromisso do UGB com a transformação social e permite um debate profícuo sobre os desafios inerentes ao problema da justiça social no país possibilitando ao leitor uma reflexão pertinente e necessária aos dias atuais.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • PODER, CULTURA E RELIGIÃO: Diálogos no Sul Fluminense PODER, CULTURA E RELIGIÃO: Diálogos no Sul Fluminense
    v. 4 n. 2 (2013)

    EDITORIAL:

    "Poder, Cultura e Região, diálogos no Sul Fluminense" é o título dessa edição especial da Revista Epistemes, dedicada ao curso de História do UGB, escrita por docentes do curso, que discute uma demanda cada vez mais urgente em nossa sociedade: o poder e suas representações. Como entender o poder na historiografia? Abandonando as velhas premissas da História Política Tradicional, a Nova História Política ancorada na historiografia dos Annales, aponta para o político com base numa perspectiva das relações de poder entre os diversos agentes da história. Foucault reforça essa questão afirmando que o poder não existe, mas sim relações de poder. Bobbio aposta numa tipologia moderna das formas de poder destacando o poder econômico, o poder ideológico e o poder político. Segundo esse autor essas formas de poder são, em verdade, os mecanismos sociais que influenciam nas relações humanas e na concepção relacional de poder. O poder nessa concepção está entranhado em nossa sociedade, dialogando com as diversas dimensões da história. Estabelecer um diálogo de como esse poder se apresenta e se estabelece em suas diversas representações no recorte regional do Sul Fluminense é o objetivo desse número de nossa Revista. Para tanto travaremos diálogos com diversos atores sociais em temas extremamente profícuos para nossa reflexão. Especial atenção será dada aos vieses culturais e ideológicos dessas relações de poder, trabalhadas com competência acadêmica pelas professoras Maríléa de Almeida, Luana de Oliveira e Irene Rodrigues em seus artigos. As discussões clássicas do poder político, Estado, suas representações e as disputas no seio da sociedade civil são discutidas com fôlego nos artigos dos professores Luciano Mendes e João Braga e no âmbito regional pelos professores Paulo Célio e Carlos Renato. Por fim, o professor Alexandre Longhin nos brinda com uma bela discussão sobre o tema da conservação ambiental face às esferas da política e da economia na cultura da sociedade. Enfim, apresentamos caminhos de reflexão. Esperamos com isso contribuir para a abertura de um debate sobre nossa região e seus desafios. Você é nosso convidado! Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS FACES EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS FACES
    v. 4 n. 1 (2013)

    EDITORIAL:

    “Educação Física e suas faces” é o título desta edição da Revista Episteme Transversalis, que apresenta a produção de alguns professores do curso de Educação Física do UGB/FERP. A prática de Atividade Física envolve movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividade mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde. Assim, os temas abordados nesta edição levam em consideração diversos aspectos em que a Educação Física se faz presente, como: Crioterapia, Futsal, Pessoas com Deficiências, desenvolvimento motor e capacidade respiratória do ser humano. Que a leitura desta edição contribua para reflexão, ampliação dos conhecimentos e provocação a novas proposições. Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • DIFERENTES OLHARES SOBRE A REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA FLUMINENSE DIFERENTES OLHARES SOBRE A REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA FLUMINENSE
    v. 3 n. 1 (2012)

    EDITORIAL:

    Nesta edição, a Revista Episteme Transversalis inclui oito artigos resultantes de pesquisas realizadas no âmbito dos cursos do Centro Universitário Geraldo Di Biase acerca da região do Médio Paraíba Fluminense. Nos artigos, encontramos diferentes assuntos que envolveram Arte e Cultura, História, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Políticas de Assistência Social, Relações Étnico-Raciais e análise do discurso e Etnobotânica. E foi a diversidade das abordagens que resultou no tema central deste volume intitulado “Diferentes olhares sobre a região do Médio Paraíba Fluminense”. Os assuntos abordados nestes artigos científicos reforçam o compromisso do UGB com a transformação social, porque possibilitam ao leitor refletir sobre as necessidades e possibilidades atuais e futuras de uma das regiões mais desenvolvidas do Estado do Rio de janeiro. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos colaboradores e a todos aqueles que contribuíram para a consecução de mais um dos projetos de sucesso realizados pelo UGB. Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • SABERES E FAZERES NA REALIDADE EDUCACIONAL SABERES E FAZERES NA REALIDADE EDUCACIONAL
    v. 2 n. 1 (2011)

    EDITORIAL:

    A revista Episteme Transversalis nasceu do desejo do Centro Universitário Geraldo Di Biase de apoiar e investir em ações de pesquisa e produção de conhecimento em consonância com o seu lema que é o “compromisso com a transformação social”. Neste primeiro número o tema é Educação na Contemporaneidade e tem como objetivo principal refletir sobre as questões educacionais de nosso tempo a partir de assuntos relacionados à sala de aula; práticas pedagógicas, tecnologia e educação; legislação; meio ambiente e metodologias de ensino. Como uma Instituição de Ensino Superior marcada pela tradição e compromisso com a educação fazemos uso do pensamento do educador brasileiro Paulo Freire que traduz também a nossa fé nas pessoas e na Educação: "A Educação não transforma o mundo. A Educação muda as pessoas. As Pessoas transformam o mundo". Agradecemos os colaboradores e todos aqueles que nos ajudaram a transformar o que era apenas um projeto numa realização. Esta revista já nasce com uma vocação para ser grande e ter vida longa.

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     

  • A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
    v. 1 n. 1 (2010)

    EDITORIAL:

    Neste volume, sob o tema “Saberes e Fazeres na Realidade Educacional”, a Revista Episteme Transversalis apresenta nove artigos científicos que partilham a importância dos saberes e fazeres docentes para a prática pedagógica dos professores. Esta edição divulgará trabalhos que abordam, resultados de pesquisas e experiências didáticas como foco em: estudo da ciência das tecnologias, intervenção psicopedagógica nos alunos surdos, bullyng, questões etnicorraciais nas escolas, igualdade de gênero e estratificação educacional no Brasil. Os assuntos nos artigos científicos reforçam o compromisso do UGB com a educação.

    Boa leitura!

    Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

     

    ISSN 2236-2649

     
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