ENSINO E PESQUISA NA ENGENHARIA: Um percurso necessário

EDITORIAL:

“Ensino e Pesquisa na Engenharia: um percurso necessário” é o título desta edição da Revista Episteme Transversalis, que apresenta a produção de alguns professores dos cursos de Engenharia do UGB/FERP. O UGB/FERP possui uma grande tradição no ensino das engenharias, sendo que o primeiro curso de engenharia Civil no UGB/FERP foi autorizado a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro no final de 1968. Atualmente oferece cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Mecânica nos campi Barra do Piraí, Nova Iguaçu e Volta Redonda. Vale ressaltar que todos os cursos são reconhecidos e com bons desempenhos nas avaliações e exames oficiais. A engenharia é indispensável na construção e desenvolvimento de qualquer país, especialmente levando-se em consideração as dimensões, carências e necessidades que o Brasil apresenta. Assim, os temas abordados nesta edição levam em consideração diversos aspectos em que a engenharia se faz presente, como:

- a construção sustentável, necessária para manutenção do meio ambiente, com os artigos: A construção Modular com Utilização de Painéis EPS, Produção de Tijolos Ecológicos no UGB, Reuso Predial de Águas de Chuva Aplicados em um Edifício Residencial no Município do Rio de Janeiro e Aproveitamento de Águas Pluviais em uma Residência no Município de Nova Iguaçu.

- o estudo de materiais, com os artigos: Estudo de Viabilidade Técnica de Automatização da Caracterização Microestrutural de Ferro Fundido Nodular numa Fundição do Interior do Rio de Janeiro e Estudo dos Critérios de Falhas em Flexão em Compósitos PPS/Fibras de Carbono Utilizando Elementos Finitos.

- o uso de ferramentas ou técnicas para facilitar o aprendizado, com os artigos: O Saber Prático: Uma Proposta para Contribuir com a Formação do Engenheiro de Produção e Propostas Computacionais para o Ensino de Mecânica Vetorial: Materiais Potencialmente Significativos.

Que a leitura desta edição contribua para reflexão, ampliação dos conhecimentos e provocação a novas proposições.

Boa leitura!

Comissão Editorial da Revista Episteme Transversalis

 

ISSN 2236-2649

 

Publicado: 2015-03-02