AS DIFICULDADES DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS PREJUÍZOS DECORRENTES DESSA BASE MAL SUSTENTADA

  • Fábio Souza da Silva
  • Raquel Santos Xavier

Resumo

Este artigo apresenta considerações importantes sobre dificuldades de aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, colocando em discussão o papel do professor enquanto profissional participante da educação formal e social da criança. Adota-se como abordagem metodológica, uma análise das obras de Ausubel (1980), Bezerra (2016), Fiorentini (2003) e Panizza (2006). Neste estudo, estamos investigando, questões pedagógicas do âmbito ensino-aprendizagem e pretende identificar quais questões que envolvem estas dificuldades. Abordaremos sua relação com as impressões negativas oriundas das primeiras experiências. Inicialmente faremos as considerações sobre a prática docente no ensino da matemática nos anos iniciais com reflexões pertinentes a esta modalidade de ensino. Consequentemente, faremos abordagens quanto a aprendizagem e o cotidiano, bem como a importância do erro nesse processo. Com os resultados pretendemos analisar sobre alguns assuntos em torno dessa problemática que afeta a maioria dos alunos na primeira fase do Ensino Fundamental.

Como Citar
DA SILVA, Fábio Souza; XAVIER, Raquel Santos. AS DIFICULDADES DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS PREJUÍZOS DECORRENTES DESSA BASE MAL SUSTENTADA. Simpósio, [S.l.], n. 8, fev. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/1959>. Acesso em: 19 abr. 2024.