ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: Um Olhar Reflexivo sobre a Prática Docente

  • Paulo Célio Soares
  • Evellyn Moreira de Almeida
  • Rachel Cunha dos Santos Domingos

Resumo

A presente pesquisa trata sobre o uso da tecnologia como um aliado ao ensino de História. Ao longo do texto discutimos sobre como ocorreu a evolução do ensino de História no Brasil, seus objetivos, a estruturação da chamada “educação 4.0” e seus efeitos no ensino de História. A metodologia utilizada constou de fontes primárias, pesquisas feitas no Google Forms, bem como fontes secundárias, como publicações, livros e artigos que abordam essa problemática. Nosso objetivo é analisar a realidade dos professores de História das cidades de Barra do Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa quanto a utilização, treinamento e estrutura das escolas para o uso das tecnologias na sala de aula. Discutiremos também como a pandemia do coronavírus impactou a utilização de novas metodologia no ensino de História.

Como Citar
CÉLIO SOARES, Paulo; MOREIRA DE ALMEIDA, Evellyn; CUNHA DOS SANTOS DOMINGOS, Rachel. ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: Um Olhar Reflexivo sobre a Prática Docente. Simpósio, [S.l.], n. 10, abr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2561>. Acesso em: 16 abr. 2024.