ATIVIDADES PRÁTICAS ORIENTADAS SOB O OLHAR DO BLENDED LEARNING E APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: Diferenciais Avaliativos no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas do UGB

  • Marcus Vinícius Barbosa UGB
  • Gustavo de Paiva Silva UGB
  • Valéria Marques de Oliveira UGB
  • Valéria Marques de Oliveira UGB

Resumo

Sabemos dos desafios percebidos ao recebermos nossos discentes quando do ingresso no ensino superior, por outro lado o fomento à continuidade de seus estudos de forma ampliada tornam-se condições e diferenciais para esses egressos da Graduação que necessitam estar mais próximo às dinâmicas do mercado. Dado o contexto prático que envolve elementos aos quais os alunos devem desenvolver e propor um produto, foi desenvolvido, especialmente para a disciplina de Remuneração e Benefícios, do Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas do UGB, uma proposta avaliativa com base em uma atividade prática orientada, onde de forma assíncrona, com uso de grupo de WhatsApp e apoio do NEAD-UGB, estabelecer as formas de comunicação para que o produto, qual seja, uma proposta para estruturação de uma proposta de Plano de Cargos, Salários e Benefícios. Metodológica e Inicialmente, o desenho desta intervenção aponta para uma pesquisa descritiva qualitativa, (Oliveira et al, 2020; Castoriadis, 2000 [1975]), que busca identificar, analisar, interpretar e gerar dados válidos que sejam (re)aplicáveis em ambientes de ensino. As dificuldades dos alunos, por certo, ainda são latentes no que tange ao processo de materializar e documentar seus pensamentos e entendimentos em um produto com formato científico, em especial atividades práticas orientadas e que demandem um esforço do coletivo para sua consecução. O produto intelectual valorizado, com foco no que se preza e valoriza a formação a nível de Pós-Graduação Lato Sensu, sem dúvidas foram o combustível para impulsionar todo um movimento em prol do desenvolvimento e consolidação inicial da proposta, com foco a gerar sinergia, engajameento e interesse por poatte dos alunos em desafios que valorizem a formação ora escolhida. Os resultados a serem alçados com o desenvolvimento da proposta avaliativa de forma híbrida ainda não se concluiu até o encerramento deste trabalho, no entanto apontam para um produto inovador e diferente das avaliações tradicionais que podemos tomar como recurso. No entanto, valorizar a prática para o mercado contruibui grandemente para que esses discentes possam apresentar, ainda ao longo de sua formação, um diferencial competitivo.

Como Citar
BARBOSA, Marcus Vinícius et al. ATIVIDADES PRÁTICAS ORIENTADAS SOB O OLHAR DO BLENDED LEARNING E APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: Diferenciais Avaliativos no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas do UGB. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 1, maio 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2783>. Acesso em: 03 maio 2024.