A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE, A ESCOLA E O TEMPO

Autores

  • Ronaldo Dias Corrêa UGB

Palavras-chave:

tecnologia da informação, sociedade do conhecimento, educação continuada

Resumo

Este artigo mostra os aspectos socioculturais decorrentes da ascensão tecnológica e a necessidade de adequação do comportamento da sociedade para se inserir neste novo contexto nos níveis profissional e acadêmico. Uma breve descrição dos primeiros sinais de mudanças no mundo moderno introduz as características dominantes na sociedade tecnológica e as necessidades de adequação a essas mudanças. O trabalho do sociólogo polonês Zigmund Bauman é abordado como referência para os conceitos de “liquidez” do tempo e do comportamento moderno em função da difusão da tecnologia em, praticamente, todas as áreas do conhecimento humano. O cenário descrito pelos economistas suecos Bjorn Nordström e Jonas Ridderstråle é utilizado como parâmetro para orientação do profissional de qualquer área que deseje se inserir na atual sociedade do conhecimento. Como conclusão, este trabalho enfatiza o compromisso de convivência sustentável entre tecnologia, economia e ambiente.

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Publicado

2017-08-24

Como Citar

Corrêa, R. D. (2017). A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE, A ESCOLA E O TEMPO. Episteme Transversalis, 1(1). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/126

Edição

Seção

EM PAUTA (Artigos em destaque)