HABILIDADES LINGUÍSTICAS NO ENSINO SUPERIOR

UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA COGNITIVA E DAS TECNOLOGIAS NO APOIO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Lisyanne de Xerez Ramalho
  • Marcos Antônio da Silva
  • André Cotelli do Espírito Santo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar, por meio de uma revisão da literatura, as contribuições da Ciência Cognitiva e das Tecnologias Digitais no apoio às dificuldades de aprendizagem relacionadas às habilidades linguísticas no ensino superior. Considerando os desafios enfrentados por estudantes universitários (muitos deles decorrentes de lacunas formativas, fatores emocionais e contextos socioeconômicos adversos), o estudo analisa como estratégias baseadas em evidências e o uso intencional de ferramentas tecnológicas pode favorecer o desenvolvimento da leitura, escrita, oralidade e autorregulação. A análise dos artigos selecionados evidencia que a integração entre ciência cognitiva e tecnologias digitais possibilita práticas pedagógicas mais inclusivas, colaborativas e adaptativas, contribuindo para a permanência e o sucesso acadêmico. Destaca-se, ainda, o papel essencial do professor como mediador crítico no uso das tecnologias, bem como a importância de políticas institucionais que promovam a equidade e a acessibilidade no contexto universitário.

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Publicado

30-08-2025

Como Citar

Ramalho, L. de X., Silva, M. A. da, & Santo, A. C. do E. (2025). HABILIDADES LINGUÍSTICAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA COGNITIVA E DAS TECNOLOGIAS NO APOIO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Episteme Transversalis, 16(2), 210–222. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/3602