MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E FOLCLORE: O Pensamento de Professores eFolcloristas no Movimento Folclórico Brasileiro da Década de 1950
Palavras-chave:
Educação, Folclore, Movimento Folclórico Brasileiro, Cultura PopularResumo
Este estudo tem por objetivo analisar os debates ocorridos na década de 1950 sobre o tema “Folclore e Educação”, a partir das discussões travadas na ocasião do “Movimento Folclórico Brasileiro”. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter historiográfico que utilizou como fonte os documentos encontrados no acervo da Biblioteca Amadeu Amaral, disponibilizado via Internet, pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), assim como os periódicos “Cadernos de Folclore” e “Revista Brasileira de Folclore”, sendo este último, também encontrado no acervo do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. As discussões que envolveram as relações entre Folclore e Educação têm início em 1936, na França, mas ganharam vulto no Brasil na década de 1950, com o Movimento Folclórico Brasileiro e estendendo-se por pelo menos mais uma década. O estudo procurou compreender através dos documentos encontrados, de que maneira os professores da época participaram dessas discussões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Episteme Transversalis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Episteme Transversalis © 2010 por Centro Universitário Geraldo Di Biase está licenciada sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Para visualizar uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/