METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: Desafios e Possibilidades

ACTIVE METHODOLOGIES AND INCLUSION: Challenges and Possibilities in Elementary Education

Autores/as

  • Érika da Cruz Gonçalves Noberto
  • Osni Oliveira Noberto da Silva

Palabras clave:

Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas, Pessoas com deficiência, Active Methodologies, Problem-Based Learning, Disabled people

Resumen

Na busca de um modelo diferenciado de prática pedagógica em que foque no aluno como ser ativo na busca do conhecimento, este texto elege a seguinte pergunta como Questão problema: Como o uso das Metodologias Ativas podem ser usados como elemento pedagógico para trabalhar o tema transversal da diversidade cultural, em especial a inclusão, no Ensino Fundamental? Deste modo, o objetivo desse texto foi discutir como as metodologias ativas podem ser usadas para trabalhar no ensino fundamental o tema do respeito as pessoas com deficiência. Através de uma revisão bibliográfica, através dos autores usados para balizar a discussão, foi possível perceber que as Metodologias Ativas, especificamente a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas, é uma importante ferramenta e seu uso é e deve ser difundido para todas as esferas da educação, desde o ensino fundamental ao ensino superior.

Abstract

In the search for a differentiated model of pedagogical practice that focuses on the student as an active being in the pursuit of knowledge, this text chooses the following question as a problem question: How the use of Active Methodologies can be used as a pedagogical element to work on the theme cross-cutting cultural diversity, especially inclusion, in Elementary School? Thus, the objective of this text was to discuss how active methodologies can be used to work on the theme of respect for people with disabilities in elementary school. Through a literature review, through the authors used to guide the discussion, it was possible to see that Active Methodologies, specifically the Problem-Based Learning approach, is an important tool and its use is and should be disseminated to all spheres of education, from elementary school to higher education. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-09-12

Cómo citar

Gonçalves Noberto, Érika da C., & Noberto da Silva, O. O. (2022). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: Desafios e Possibilidades: ACTIVE METHODOLOGIES AND INCLUSION: Challenges and Possibilities in Elementary Education. Episteme Transversalis, 13(2). Recuperado a partir de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/2643

Número

Sección

Educação e Sociedade