ARQUITETURA DE QUALIDADE EM ESPAÇO EDUCACIONAL INFANTIL

Autores/as

  • Ana Vitória Aparecida Augusto Braga Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Andrea Auad Moreira Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Carlos Antônio de Almeida Baião Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Denys Alves Pio Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil

Resumen

O presente estudo tem por objetivo contribuir para a qualidade arquitetônica das instituições de ensino infantil da rede publica. O intuito é o desenvolvimento no nível de Trabalho de Curso em Arquitetura e Urbanismo de um projeto de reflexão, mostrando como a neuroarquitetura pode contribuir para o desenvolvimento educacional e social de crianças. Para a construção de um espaço escolar diferenciado, será mostrado a  importância da arquitetura sensorial, o contato com a natureza e o conforto ambiental, dimensões que podem ter um efeito relevante sobre o desempenho da criança, em termos de atenção, compreensão e aprendizagem. Conclui-se que a arquitetura de qualidade e essencial para a elaboração de uma creche pública para crianças de famílias  carentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALENCAR, Giselly Andrade. Artigo "Conforto térmico no ambiente escola". Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34075. Acesso em: 18 fevereiro 2023

ARCHDAILY. Arquitetura dos sentidos. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/923453/arquitetura-dos-sentidos- umprojetoparacriancas-com-autismo. Acesso em: 15 abril 2023

BARRETT, Peter. Artigo "Salas de aula inteligentes: relatório resumido do projeto HEAD". Disponível em: https://usir.salford.ac.uk/id/eprint/35221/ . Acesso em: 18 fevereiro 2023

BURGOS, Eduardo Goettert, Artigo "Otimização do conforto ambiental no espaço escolar: uma visão sustentável". Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6019. Acesso em: 25 março 2023

Cidades do meu brasil. Informações Administrativas Localização de Barra Mansa Disponível em: https://www.cidadesdomeubrasil.com.br/rj/barra_mansa. Acesso em: 04 março 2023

Cartilha para Creches e Escolas de Educação Infantil. Disponível em: https://saude.campinas.sp.gov.br/vigilancia/vig_sanitaria/manuais_e_material_educativ o/Manual_VISA_estabelecimentos_educacao_infantil.pdf. Acesso em: 25 março 2023

Educação. Projeto Culinária na Escola: “O Diferente que faz a Diferença” Disponível em: https://saojoao.sp.gov.br/educacao/noticias/educacao/projeto-culinaria- na-escola-o-diferente-que-faz-a-diferenca. Acesso em: 05 março 2023

ESTEVES, Rosa Maria Maia Gouvêa, Artigo "A VIDA E A OBRA DE MARIA MONTESSORI". Disponível em: https://www.aedb.br/simped/artigos/artigos18/36927450.pdf. Acesso em: 25 março 2023

FARIA, R. S. Educação, arte e inclusão na perspectiva montessoriana. Disponível em:http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/viewFile/7299/4963 Acesso em: 26 abril 2023.

FNDE, MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS VOLUME 03 FNDE. Disponível em:
https://www.gov.br/fnde/ptbr/acessoainformacao/acoeseprogramas/programas/par/man uais. Acesso em: 25 março 2023

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidade de Barra Mansa. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/barra-mansa.html. Acesso em: 04 março 2023

Matéria Lunetas. Educação Infantil: a natureza também é ferramenta pedagógica. Disponível em: https://lunetas.com.br/educacao-infantil-a-natureza-tambem-e- ferramenta-pedagogica/. Acesso em: 18 fevereiro 2023.

MIGLIANI, Audrey. Artigo " Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças". Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/941959/neuroarquitetura-aplicada-a- arquiteturas-para-criancas. Acesso em: 18 fevereiro 2023

MOSTAFA, M. An architecture for autism: concepts of design intervention for the autistic user. International Journal of Architectural Research. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26503573_An_An_Architecture_for_Autism_ Concepts_of_Design_Intervention_for_the_Autistic_User. Acesso em: 15 abril 2023

NEVES, Juliana Duarte. Arquitetura Sensorial: a arte de projetar para todos os sentidos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017.

PENNA, Carolina. Escola Parque. Carolina Penna, 2021. Disponível em: < http://www.carolinapenna.com/escola-parque >. Acesso em: 19 de março de 2023.

PENNA, Carolina. Escola Parque – EMEI Cleide Rosa Auricchio. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/977957/escola-parque-nil-emei-cleide-rosa-auricchio- carolina-penna-arquitetura-e-urbanismo?ad_source=search&ad_medium=projects_tab. Acesso em: 18 fevereiro 2023

Portal aprendiz. Pesquisador e autor Richard Louv. Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/2018/05/30/8-licoes-de-richard-louv-sobre-relacao- criancas-e-natureza/. Acesso em: 18 fevereiro 2023

Portal da educação. Fila de espera educação infantil. Disponível em: https://barramansa.rj.gov.br/educacao/. Acesso em: 05 março 2023

SILVESTRIN, P. Método Montessori e inclusão escolar. Articulações possíveis.
Disponível em:
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/69876/000875131.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 abril 2023.

VIEIRA, Maria Carolina Santos, Artigo " ARQUITETURA SENSORIAL EM EDIFÍCIOS PARA A ESCALA INFANTIL". Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3saeast1.amazonaws.com/designproceedings/eneac2020/77. pdf. Acesso em: 15 abril 2023

XYSTUDIO. Jardim de Infância Elefante Amarelo. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/786789/jardim-de-infancia-elefante-amarelo-xystudio.
Acesso em: 18 fevereiro 2023

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Braga, A. V. A. A., Moreira, A. A., Baião, C. A. de A., & Pio, D. A. (2024). ARQUITETURA DE QUALIDADE EM ESPAÇO EDUCACIONAL INFANTIL. Episteme Transversalis, 15(1), 395–413. Recuperado a partir de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/3260