APRENDIZAGEM BASEADA NA INTEGRAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE
Mots-clés :
Unidade Básica de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Medicina de Família e Comunidade, Educação MédicaRésumé
Durante a prática na Atenção Primária à Saúde depararam-se com diversos empecilhos na perspectiva de um Sistema de Saúde ideal, como desatenções a respeito da saúde mental e aos princípios básicos que formam as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O artigo relata a experiência de três acadêmicas de Medicina durante a graduação em uma universidade privada no município de Volta Redonda. Ao longo de 18 meses, as acadêmicas frequentaram três Unidades Básicas de Saúde (UBS) em bairros distintos, buscando contribuir para um atendimento qualificado à sociedade. A experiência prática contribui para a formação intelectual e profissional, principalmente na Atenção Primária, visto que essa é a porta de entrada de casos das mais diversas áreas médicas. Inspiradas pela Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, as estudantes focaram em uma trajetória acadêmica mais humanizada. Assim, a inclusão de horas práticas no ensino das faculdades de medicina estão se tornando um dos pilares essenciais na construção biopsicossocial dos futuros profissionais de saúde.
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Références
GUSSO, G.; CERATTI, M. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: princípios, formação e prática. 2 ed. Artes Médicas, 2018.
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