UM PANORAMA DE ESTUDOS SOBRE LIVROS-JOGOS E AVENTURAS-SOLO DE RPG NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Auteurs-es

  • Laila Alves Santos Universidade de Rosario, Rosario, Argentina

Mots-clés :

Ensino, Livros-jogos, Aventuras-solo, Role-playing Games

Résumé

Este estudo investiga o panorama das produções brasileiras sobre livros-jogos e aventuras-solo de RPG, destacando suas contribuições ao ensino. Analisamos aqui o conceito que diferencia ambas as formas de RPG e identificamos as publicações nacionais, dividindo-as por disciplinas e abordagem. Além de entendermos melhor o que são e o que caracteriza tais narrativas interativas, também é nosso objetivo saber: o que as publicações de pesquisadores brasileiros revelam sobre o que tem sido investigado? quais são as áreas de conhecimento mais abordadas em estudos já desenvolvidos? o que motiva docentes a pesquisarem esse artefato? Os resultados apontam as potencialidades dos livros-jogos no que diz respeito à motivação para aprender, ao desenvolvimento social e cognitivo e à criatividade. No entanto, há carência de estudos nacionais, sejam teóricos ou práticos, em algumas áreas do conhecimento, revelando possíveis campos investigativos.

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Publié-e

2024-12-30

Comment citer

Santos, L. A. (2024). UM PANORAMA DE ESTUDOS SOBRE LIVROS-JOGOS E AVENTURAS-SOLO DE RPG NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Episteme Transversalis, 15(3), 168–184. Consulté à l’adresse https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/3398