ABANDONO SOCIAL E SEXUALIDADE PRECOCE EM ‘CAPITÃES DA AREIA’
Parole chiave:
Abandono Social, Capitães da Areia, Sexualidade Precoce, Análise do DiscursoAbstract
Esta pesquisa tem por finalidade analisar as representações das questões sociais tratadas no livro Capitães da Areia principalmente a sexualidade precoce, de forma reflexiva e explicativa, interligando os discursos ficcionais com o contexto social da obra. No decorrer, analisamos minuciosamente trechos nos quais são apresentados o tema da juventude em situação de abandono social e o da sexualidade. Explicamos os aspectos sociais em discussão e expomos o contexto ao qual o livro está inserido. Para uma melhor análise, utilizamos como linha de pesquisa a Análise de Discurso Literário (ADL), estudos críticos da obra, além de artigos e estudos diversos a fim de esclarecer os assuntos abordados e embasar nosso posicionamento. O objetivo geral da nossa pesquisa é aplicar a Análise do Discurso Literário na obra Capitães da Areia para compreender o modo como os temas da infância e juventude em situação de abandono e o da sexualidade precoce são tratados na obra. Como objetivos específicos buscamos ainda apresentar um modelo de análise baseado na ADL a fim de ser aplicado em Capitães da Areia; compreender o contexto histórico da época em que o romance foi lançado e a questão da legislação acerca das crianças e jovens em situação de abandono; analisar o romance a fim de identificar e compreender relações entre casais (afetivas, sexuais...) e o modo de representação e dos discursos postos em cena.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. Livraria Martins Editora. ed.18º. São Paulo, 1968.
BIBLIOTECA DA FACULDADE DE LETRAS UFRJ. Capitães da Areia, de Jorge Amado, é adaptado para o cinema. Disponível em:
https://letras.biblioteca.ufrj.br/capitaes-da-areia-de-jorge-amado-e-adaptado-para-o-cinema/ Acesso em: 30 maio 2023.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. Editora Cultrix LTDA. São Paulo, 1985
CANDIDO, Antonio. O Escritor e o Público. In: ______ .Literatura e Sociedade: estudos de Teoria e História Literária. 8.ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000. p.73-88.
FIORIN, José Luiz. LINGUAGEM E IDEOLOGIA. Editora Ática. São Paulo, 1998.
LIMA, Priscila Lucienede; NETO, Lourenço de Miranda Freire. A ERA VARGAS E UM BREVE ENSAIO HISTÓRICO DE SUAS FASES. Percurso, v. 3, n. 30, p. 1, 2019.
OLIVEIRA, Josiane Toledo. O código de menores Mello Mattos de 1927: a
concepção de menor e de educação no período de 1927 a 1979. 44 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de
Londrina, Londrina. 2014.
OLIVEIRA, Waldir Freias. 2002: os 65 anos de Capitães da Areia. Revista de Cultura da Bahia, Salvador: Conselho Estadual de Cultura, n. 20, p. 41-53, 2002.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Ed. Pontes. Campinas. 1993.
RIBEIRO, Leandro Lima. Política, Ideologia e Direitos Humanos em Capitães da Areia: uma abordagem semiótica. Dissertação. Pietroforte: São Paulo: 2022.
SANTOS, José Otávio Monteiro Badaró. MOREIRA, Marcello.De Cacau (1933) a São Jorge dos Ilhéus (1944): a memória da recepção crítica da literatura de Jorge Amado no século XX. v. 24 n. 2 (2022): OBSCURECIDOS, PRETERIDOS OU IGNORADOS DA LITERATURA BRASILEIRA MODERNA. São Paulo. (?)https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/graphos/article/view/64040
SANTOS, Luis Alberto Brandão. OLIVEIRA, Silvana Pessôa de. SUJEITO, TEMPO E ESPAÇO FICCIONAIS: Introdução à Teoria da Literatura. Martins Fontes. São Paulo, 2001.
SILVA, J. M. A infância roubada: o abandono e o abuso dos menores no Rio de Janeiro dos anos 30 e 40. Revista Tempos Históricos, n. 14, p. 253-266, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Episteme Transversalis

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.