O ENEM E A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Fábio Souza Silva UGB

Palavras-chave:

Matemática, Interdisciplinaridade, ENEM

Resumo

Este trabalho é o resultado da pesquisa sobre o Ensino de Matemática e a interdisciplinaridade. As reflexões foram direcionadas para o ensino médio e a proposta é investigar que tipos de práticas pedagógico-interdisciplinares estão sendo realizados na educação básica e como a Matemática atua nesse contexto. Uma das formas de participação da Matemática no contexto curricular interdisciplinar é a que vem sendo apresentada no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Primeiro instrumento de avaliação a concretizar as propostas de interdisciplinaridade e contextualização tratadas no PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) em forma de exercícios. Neste artigo discutiremos alguns trabalhos anteriores sobre o ENEM acrescentando pontos à discussão ainda não abordada, com foco na interdisciplinaridade. A pesquisa tem como objetivo uma reflexão crítica sobre a Matemática e a interdisciplinaridade, e, ainda, a validade do ENEM no sentido de investigar as questões presentes nesse exame e como os conteúdos abordados favorecem a interdisciplinaridade e a contextualização.

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Publicado

2017-08-24

Como Citar

Silva, F. S. (2017). O ENEM E A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Episteme Transversalis, 1(1). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/125

Edição

Seção

EM PAUTA (Artigos em destaque)