USO DE PSICOFÁRMACOS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE COMO FATOR DE DOCILIZAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Isabella Rezende Coelho Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Vitor Siqueira de Moraes Mesquita Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, Brasil Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil

Palavras-chave:

TDAH, Docilização, Infância, Psicofármacos

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) era associado a valores morais e a infância perigosa, levando ao diagnóstico generalizado em crianças. Atualmente, a linha tênue entre normal e patológico e a busca pela adequação de padrões sociais refletem em diagnósticos equivocados e comportamentos desviantes considerados transtornos. O uso de psicofármacos vem sendo utilizado como meio para ajustar crianças às regras sociais, apesar das consequências de seus efeitos não serem inteiramente compreendidas. O objetivo do estudo foi promover uma reflexão acerca de um possível diagnóstico que negligencia a subjetividade de cada indivíduo, assim como o uso indiscriminado de psicofármacos como forma de validá-lo através da docilização infantil ao produzir um tipo ideal de aluno, com comportamentos padronizados e aceitáveis socialmente. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica de natureza qualitativa. Conclui-se que o uso de psicofármacos no tratamento do TDAH levanta questões sobre a docilização infantil e a necessidade de uma reflexão crítica sobre os processos sociais envolvidos na construção do transtorno em si.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Coelho, I. R., & Mesquita, V. S. de M. (2024). USO DE PSICOFÁRMACOS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE COMO FATOR DE DOCILIZAÇÃO INFANTIL. Episteme Transversalis, 15(1), 245–255. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/episteme/article/view/3253