UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS BIBLIOTECAS E OS SERVIÇOS INCLUSIVOS DIRECIONADOS AOS DISCENTES SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Resumo
Este estudo tem como propósito identificar e refletir sobre os serviços inclusivos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que são ofertados pelas suas bibliotecas, especificamente, aqueles direcionados aos discentes Surdos a partir das dissertações desenvolvidas no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no recorte temporal entre 2018 e 2021. Um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi elaborado de modo a selecionar os trabalhos associados com a temática do estudo. A RSL foi dividida em 03(três) fases, a saber: planejamento, condução e relatório. Os mecanismos de buscas adotados foram: (i) o Catálogo de Teses de Dissertação da CAPES, (ii) o Observatório do PROFEPT e (iii) a Plataforma Sucupira. Os resultados foram agrupados em 03 (três) contextos, a saber: o discente, o docente e a biblioteca. Além disso, ainda sinalizam a necessidade potencial de serem desenvolvidos trabalhos que envolvam a inclusão de discentes Surdos nas bibliotecas da EPT de modo que elas possam contribuir com as ações de ensino, pesquisa e extensão, sem distinção de pessoas, para que o atendimento e a oferta dos serviços aconteçam equitativamente.
Referências
ALMEIDA, J. L. S. FREIRE, G.H. A. A biblioteca multinível no IFPB Campus Sousa: conceito, descrição e finalidade. Revista Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 520-537, maio/ago. 2018. Disponível em: https://is.gd/EjqbfH. Acesso em: 8 de abr. 2022.
BARBOSA, E. C. B. F. Inclusão Educacional: a acessibilidade dos usuários com deficiência visual e/ou motora da Biblioteca do IFCE – Campus Fortaleza. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://is.gd/XlXM3D. Acesso em: 02 mar. 2022.
BECKER, C. da R. F.; FAQUETI, M. F. Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão. Blumenau: IFC, 2015.
CASTRO, E. C. Impacto da Biblioteca em estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: https://is.gd/7uj1xH. Acesso em: 22 set. 2021.
DEMERVAL, D.; COELHO, J. A. P. de M.; BITTENCOURT, I. Mapeamento sistemático e revisão da literatura em informática. In: JAQUES, P. A (Org.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2017.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Trabalho como princípio educativo. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, p. 748-759, 2012.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Keele: University Keele; Durham: University Joint Report, 2007.
MAIA, M. A. Q. Sistema de Informação da Pós-Graduação Brasileira: Avaliação da Plataforma Sucupira. 2020. 223. f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://is.gd/Np3tPr. Acesso em: 3 out. 2020.
MATIAS, V. A. Lugar ocupado pelas bibliotecas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://is.gd/hffHQv. Acesso em: 01 mar. 2022.
MATTOS, A. L. de O. PINHEIRO, M. O perfil das novas bibliotecas escolares-universitárias (bibliotecas mistas) nas instituições de ensino privado no estado de Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 171-184, jan./jul., 2006. Disponível em: https://is.gd/f9PdgD. Acesso em: 01 mar. 2022.
MIGLIOLI, S.; SANTOS, G. A. dos. Acessibilidade e serviços inclusivos para minorias sociais: a Biblioteca do instituto Nacional de Educação dos Surdos. Revista ACB, Santa Catarina, v. 22, n. 1, p.136-149, dez/mar. 2017. Disponível em: https://is.gd/XFCKja. Acesso em: 11 mar. 2022.
MINAYO, M. C. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
MIRANADA, S. N. de; MIRANDA, M. L. C. de. As bibliotecas universitárias e a acessibilidade aos usuários Surdos e com deficiência. Inf. Prof., Londrina, v. 4, n. 2, p. 4-19. 2015. Disponível em: https://is.gd/Y2jBvh. Acesso em: 11 mar. 2022.
MORAES, N. C. R. de. Biblioteca ativa na EPT: minicurso de criação de histórias em quadrinhos. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://is.gd/DA83ww. Acesso em: 08 mar. 2022.
MOUTINHO, S. O. M. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino técnico integrado do IFPI: Campus Teresina Zona Sul. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014. Disponível em: https://is.gd/ZDKXzi. Acesso em: 08 mar. 2022.
NASCIMENTO, A. S. A cartilha como instrumento para educação de usuários no contexto da biblioteca do IFS: O caso do Campus Aracaju. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Sergipe, Aracajú, 2019. Disponível em: https://is.gd/sDJ5Op. Acesso em: 07 fev. 2021.
NUNES, A. V. de N. Biblioteca inclusiva: identificando estratégias e especificando recomendações para o suporte aos estudantes com deficiência visual no Ensino Profissional e Tecnológico. 2021. 245 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Pernambuco, Campus Olinda, Olinda, 2021. Disponível em: https://is.gd/g9j6Aq. Acesso em: 26 fev. 2022.
SAMPAIO, R. F; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para a síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan-fev. 2007. Disponível em: https://is.gd/WhVoSh. Acesso em: 15 abr. 2022.
SANTOS, D. A. dos. Letramento Informacional: oficina de pesquisa no contexto do ensino médio integrado à educação profissional. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. Disponível em: https://is.gd/Rj2T11. Acesso em: 07 mar. 2021.
SANTOS, J. G. dos. A biblioteca na Educação Profissional: análise das práticas educativas de serviço de referência desenvolvidas nas bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019. Disponível em: https://is.gd/DdUJF7. Acesso em: 23 set. 2021.
SASSAKI, R. K. Inculsão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, p.10-16, 2009. Disponível em: https://is.gd/jT3B6G. Acesso em: 7 out. 2021.
SILVA, D. de O. Comportamento informacional ao utilizar fontes de pesquisas: um estudo de caso com estudantes de iniciação científica. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Goiás. 2020. Disponível em: https://is.gd/ycQP0A. Acesso em: 04 mar. 2022.
SKLIAR, C. Os estudos Surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
SOUZA, A. N. G. de. Comportamento informacional discente no Ensino Médio Integrado: a biblioteca como espaço de ensino não formal na Educação Profissional e Tecnológica. 2019. 218 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de São Paulo, Sertãozinho, 2019. Disponível em: https://is.gd/HEIjeQ. Acesso: 07 fev. 2021.
STROBEL, K. Imagens do outro sobre a cultura Surda. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2018.
VELEDA, S. R. de L. Letramento Informacional: possibilidades de atuação da Biblioteca do Ifsul Câmpus Pelotas na formação dos estudantes. 2020. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal Sul Rio-grandense, Charqueadas, 2020. Disponível em: https://is.gd/SFeeW6. Acesso: 15 mar. 2022.