A INFLUÊNCIA DO INSTAGRAM NA AUTOESTIMA DOS USUÁRIOS E POSSÍVEIS RISCOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS

  • Fernanda da Silva Costa Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Wendel Alves Cardoso Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Vitor Siqueira de Moraes Mesquita Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

A invenção da internet, na década de 1960, trouxe grandes mudanças tecnológicas. Destaca-se o surgimento redes sociais, que transformaram expressivamente a forma das pessoas se relacionarem. Dentre as várias redes sociais existentes, uma das mais populares é o Instagram. Esta mídia social tem como principal objetivo permitir que os usuários compartilhem fotos e vídeos entre si e se comunicar através de mensagens. Este trabalho teve como objetivo geral compreender a influência do Instagram em relação autoestima dos usuários da rede ao comparar estilos de vida dos usuários e como objetivos específicos: identificar as características do Instagram relacionadas a redução da autoestima dos indivíduos; descrever os impactos negativos do Instagram na saúde mental dos sujeitos e analisar as consequências psíquicas que o Instagram pode produzir nos usuários. Trata-se de uma revisão bibliográfica, a fim de trazer um aprofundamento do tema proposto, sintetizando estudos e pesquisas sobre a temática. Foram utilizados trabalhos publicados nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e PePSIC. Através das pesquisas foi possível concluir que atualmente existe uma relação considerável entre a autoestima e o Instagram, bem como transtornos de ansiedade e depressão, tendo em vista que cada vez mais as pessoas tendem julgar a si mesmas e aos outros se baseando no que é exposto online.

Referências

ABAIDO, Ghada M. Cyberbullying on social media platforms among university students in the United Arab Emirates. International journal of adolescence and youth, v. 25, n. 1, p. 407-420, 2020.
ABJAUDE, Samir Antonio Rodrigues et al. Como as mídias sociais influenciam na saúde mental? SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português), v. 16, n. 1, p. 1-3, 20 fev. 2020.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BECK, Aaron T.; ALFORD, Brad A. Autoavaliação negativa. In: BECK, Aaron T.; ALFORD, Brad A. Depressão causas e tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 29-30.
BRANDEN, Nathaniel. Auto-estima e os seus seis pilares. São Paulo: Saraiva, 2002.

BUENO, Luiz Antonio Feitosa. Uso de mídias sociais, ansiedade e depressão: revisão integrativa e interface. 2018. 58 p. Monografia de Graduação em Medicina — Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
CAMPANIÇO, Mariana Rola Guerreiro. Autoestima e satisfação de vida dos utilizadores da rede social instagram. 2022. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde — Instituto Piaget, Almada, 2022.
CARVALHO, Roberta Fidalgo; SPAMER, Fernanda Gomes. Impacto das mídias sociais sobre autoimagem e autoestima de jovens. [S. l.: s. n.], 2022.
CASTILLO, Ana Regina GL et al. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, suppl 2, p. 20-23, dez. 2000.
CLARK, David A.; BECK, Aaron T. O modelo de vulnerabilidade cognitiva. In: CLARK, David A.; BECK, Aaron T. Terapia cognitiva para os transtornos de ansiedade. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 121-122.

D'ANGELO, Pedro. Pesquisa Instagram no Brasil 2022: dados dos usuários brasileiros. 3 fev. 2023. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/. Acesso em: 13 nov. 2023.
DE OLIVEIRA, Tencione et al. Influência da rede social instagram nos distúrbios de imagem corporal entre adolescentes. 2022. [S. n., s. l.], 2022.
DITCH THE LABEL. Annual Bullying Survey. [S. l.: s. n.], 2017.
FERNANDES, Joana Isabel Borges. Relação entre ansiedade social, autoestima e ciberbullying em estudantes universitários Portugueses. 2022. 58 p. Dissertação de Mestrado — Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2022.


FONSECA, João José Saraiva da. Apostila de metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.

FOROUGHI, Behzad et al. Associations between instagram addiction, academic performance, social anxiety, depression, and life satisfaction among university students. International Journal of Mental Health and Addiction, 17 mar. 2021.
GRIEGER, Jenifer Daiane; BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 8, n. 1, p. 39, 5 jun. 2019.
HAWI, Nazir S.; SAMAHA, Maya. The relations among social media addiction, self-esteem, and life satisfaction in university students. Social Science Computer Review, v. 35, n. 5, p. 576-586, 10 ago. 2016.
HOLLAND, Grace; TIGGEMANN, Marika. A systematic review of the impact of the use of social networking sites on body image and disordered eating outcomes. Body Image, v. 17, p. 100-110, jun. 2016.
HOSSEINMARDI, Homa et al. Analyzing labeled cyberbullying incidents on the instagram social network. In: SOCIAL INFORMATICS: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE, SOCINFO 2015, 2015, Beijing. Social informatics: 7th international conference, socinfo 2015. [S. l.]: Springer International Publishing, 2015. p. 49-66.
HOSSEINMARDI, Homa et al. Towards understanding cyberbullying behavior in a semi-anonymous social network. In: 2014 IEEE/ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCES IN SOCIAL NETWORKS ANALYSIS AND MINING (ASONAM 2014), 2014, Beijing. 2014 IEEE/ACM International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining (ASONAM 2014). [S. l.: s. n.], 2014. p. 244-252.

HU, Yuheng; MANIKONDA, Lydia; KAMBHAMPATI, Subbarao. What we instagram: a first analysis of instagram photo content and user types. In: PROCEEDINGS OF THE 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON WEBLOGS AND SOCIAL MEDIA, ICWSM 2014, 2014, An Arbor. Proceedings of the 8th international conference on weblogs and social media, ICWSM 2014. [S. l.]: The AAAI Press, 2014. p. 595-598.
INKSTER, S. C. Instagram ranked worst for young people’s mental health. 2017. Disponível em: https://www.rsph.org.uk/about-us/news/instagram-ranked-worst-for-young-people-s-mental-health.html. Acesso em: 13 nov. 2023.
JIANG, Shaohai; NGIEN, Annabel. The effects of instagram use, social comparison, and self-esteem on social anxiety: a survey study in singapore. Social Media + Society, v. 6, n. 2, p. 205630512091248, abr. 2020.
KASSER, Tim. The high price of materialism. [S. l.]: The MIT Press, 2002. E-book. ISBN 9780262276764. Disponível em: https://doi.org/10.7551/mitpress/3501.001.0001

KELES, Betul; MCCRAE, Niall; GREALISH, Annmarie. A systematic review: the influence of social media on depression, anxiety and psychological distress in adolescents. International Journal of Adolescence and Youth, v. 25, n. 1, p. 79-93, 21 mar. 2019.

LEI, Hao et al. The relationship between self-esteem and cyberbullying: a meta-analysis of children and youth students. Current Psychology, v. 39, n. 3, p. 830-842, 16 ago. 2019.


MIRANDA, Cynthia Mara. A construção do ideal de beleza feminina em comerciais de televisão. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA & POLÍTICA. “SOCIEDADE E POLÍTICAS EM TEMPO DE INCERTEZAS", Paraná. I Seminário Nacional de Sociologia & Política. “Sociedade e políticas em tempo de incertezas". [S. l.]: Universidade Federal Paraná, 2009.

NAF'AN, Muhammad Zidny et al. Sentiment analysis of cyberbullying on instagram user comments. Journal of Data Science and Its Applications, v. 2, n. 1, p. 88-98, 12 abr. 2019.
NUNES, Marcia Regina Mendes et al. Autoestima e saúde mental: relato de experiência de um projeto de extensão. Psicologia Argumento, v. 31, n. 73, p. 283-289, 2013.
PERRIN, Andrew; ANDERSON, Monica. Share of U.S. adults using social media, including Facebook, is mostly unchanged since 2018. 10 abr. 2019. Disponível em: https://www.pewresearch.org/short-reads/2019/04/10/share-of-u-s-adults-using-social-media-including-facebook-is-mostly-unchanged-since-2018/. Acesso em: 13 nov. 2023.
PIRES, Sara; VIEIRA, Diana; BRANCO, Maria Castello. Dislike:cyberbullying e psicopatologia na adolescência. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, v. 11, n. 1, p. 39-50, 2020.
PRIMACK, Brian A. et al. Use of multiple social media platforms and symptoms of depression and anxiety: A nationally-representative study among U.S. young adults. Computers in Human Behavior, v. 69, p. 1-9, abr. 2017.

RIBEIRO, Michelle Porto; MOSCON, Daniela. Reflexões sobre o uso do instagram na contemporaneidade. In: XVII SEPA - SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PRODUÇÃO ACADÊMICA. XVII SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica. [S. l.]: UNIFACS, 2018.

RUIZ, Josefa Emília Lopes et al. Os seis pilares da autoestima e a integração corpo e mente. Temas de Educação e Saúde, v. 11, 2015.
SANTOS, Layrtthon Carlos de Oliveira; PEREIRA, Fernanda de Souza. Uso do instagram: relações com autoestima e autoconceito físico em adultos. Revista de Psicologia da IMED, v. 14, n. 1, 2022.
SILVA, Alana Vieira da et al. A influência do instagram no cotidiano: possíveis impactos do aplicativo em seus usuários. In: XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO
NORDESTE, 2019, São Luís. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2019: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
SILVA, Marina da Conceição. Relação entre redes sociais e autoestima. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 4, p. 417-439, 30 abr. 2021.
TWENGE, Jean M. Generation me. Nova Iorque: Free Press, 2006.
TWENGE, Jean M. iGen: Por que as crianças de hoje estão crescendo menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes e completamente despreparadas para vida adulta. [S. l.]: Atria Books, 2017.

UNICEF. Cyberbullying: o que é e como pará-lo. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo. Acesso em: 13 nov. 2023.



VOGELS, Emily A. Teens and cyberbullying 2022. 15 dez. 2022. Disponível em: https://www.pewresearch.org/internet/2022/12/15/teens-and-cyberbullying-2022/. Acesso em: 13 nov. 2023.
YESILYURT, Ferahim; SOLPUK TURHAN, Nihan. Prediction of the time spent on Instagram by social media addiction and life satisfaction. Cypriot Journal of Educational Sciences, v. 15, n. 2, p. 208-219, 30 abr. 2020.
ZENHA, Luciana. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam? Caderno de Educação, v. 49, p. 19-42, 2018.
Como Citar
COSTA, Fernanda da Silva; CARDOSO, Wendel Alves; MESQUITA, Vitor Siqueira de Moraes. A INFLUÊNCIA DO INSTAGRAM NA AUTOESTIMA DOS USUÁRIOS E POSSÍVEIS RISCOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 168-182, apr. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3244>. Acesso em: 21 nov. 2024.